EURO 2016 não estará em PES 2015

Bastaram as placas de publicidade exibirem o logo da Konami nas partidas das Eliminatórias da Eurocopa 2016 na França para que o Buzz tivesse início. A Konami então ajudou um estúdio francês na criação do European Qualifiers Fantasy Football e logo choveu boataria sobre uma DLC da Euro 2016 em PES 2015 ou de uma versão da competição desenvolvida pela Konami.
Olhem a imagem abaixo.
PES 2015 com Eurocopa 2016? Nah.
PES 2015 com Eurocopa 2016? Nah.
Ok?
Patrocinadores das Eliminatórias: Carlsberg, Continental, Konami, SOCAR e Adidas. Além de patrocinadores locais de acordo com as Seleções em disputa. Assim, um jogo na Suécia naturalmente terá dois ou três patrocinadores locais exibindo sua marca para seu público.
Patrocinadores da Competição em sua fase final, o evento que ocorrerá de 10 de Junho a 10 de Julho em Bordeaux, Lens, Lille, Lyon, Marseille, Nice, Paris, Saint-Denis, Saint-Etienne and Toulouse: Adidas, Carlsberg, Coca-Cola, Continental, Kia Motors, Hyundai, McDonald’s e SOCAR.
Uma cota master de publicidade para a fase final da Eurocopa gira em torno de 38 milhões de euros. Para a Konami, um “VIP Pass” para participar da festa seria ela prover a competição com aquilo que a EA Sports oferece a Premier League, e em breve a Bundesliga e TIM Seria A na Italia: um serviço de estatísticas, Big Data, e softwares de análise e recursos para clubes e seleções. Algo que a EA trabalha duro já que ela pretende ir além dos games. Num futuro próximo, você assistirá partidas reais das competições licenciadas pela EA em seu PS4 ou XBOX ONE.
A parceria com o Goal.com é o passo mais ambicioso para chegar a essa meta.
[...]
A Konami busca se reposicionar no mercado e aprofundar sua relação com a UEFA e com o apoio da mesma, facilitar o acesso a licenças e competições que hoje tanto são dificultadas pela concorrência bilionária da EA que paga valores inacreditáveis pela Barclays Premier League e pela Bundesliga. Além disso, o mercado de consoles e games para eles é cada vez mais um incógnita.
Para cada GTA V, Call Of Duty: Ghosts, The Last Of Us e FIFA 14 que retornam 40 ou 50 vezes em lucros o valor investido neles, há centenas de games que lutam contra a correnteza para sobreviver ao mundo canibal da pirataria e contra produtoras com cofres bem mais abastados.
Pro Evolution Soccer passa por uma reformulação não apenas em sua equipe (a maioria sendo testada e com prazo para dar resultados sob ameaça de execução sumária da carteira de trabalho em Janeiro de 2015) mas também como produto. PES Manager é considerado um sucesso por ainda estar em processo de desenvolvimento, mas é um produto para agradar o mercado asiático, menos crítico a gráficos sensacionais e o paralelo com o futebol do mundo real.
O Euro 2016 Qualifiers Fantasy Football é sem dúvida mais um passo na guerra particular que a Konami trava consigo mesma para manter a relevância no mercado de entretenimento, não apenas dos games de futebol. Mostra que o marketing da empresa anda mais atento as oportunidades e parece ter aprendido que sem investimentos, não há retorno significativo.
Na América Latina, seu maior mercado, a Konami ainda inexiste. Contradições e erros, certo? Mas há promessas a se cumprir, e um último voto de confiança é válido no momento.
A Konami busca expandir sua franquia para além dos consoles e em alguns anos focar PES-Winning Eleven atrelado a serviços de TV a Cabo e via Satélite, sem a necessidade de um console. Há mais de três anos os japoneses trabalham para mandar PES e outros games da empresa para a nuvem: o futuro é dividido em Cloud-Based Games e Mobile Games.
Haverá uma diminuição de custos e os produtos estarão atrelados a muito mais veículos e plataformas.
Mas antes de pensar numa Euro 2016 by Konami, seja via DLC, seja no formato de um game individual, ainda há o longo e pedregoso caminho de se recuperar a confiança dos fãs. Trazer de volta as ovelhas desgarradas que pularam a cerca para os pastos de FIFA 14 e FIFA 15, e reconquistar o respeito da mídia especializada em games que enxerga a franquia hoje com lentes bastante embaçadas.
Há bem mais euforia e confiança em relação a PES 2015 deste lado do Oceano Atlântico do que no Velho Mundo. Então antes de viajar na maionese francesa da Euro 2016, vamos analisar o andamento de PES 2015 da demo do dia 17/09 ao lançamento do game no dia 11/11 no Brasil, 13/11 na Europa e Ásia. Tudo bom, tudo bem e com cofre cheio, aí sim a Copa do Mundo sem Brasil e Argentina que ocorre a cada quatro anos no Velho Continente pode vir a ser um plano viável.
Por enquanto, bobagem. A Copa America 2015 no Chile é outra história e bem mais plausível. Quase certa!
Mas dá para ser divertir a beça com o Fantasy Football da Euro 2016. Clique neste LINK, crie sua conta gratuitamente e concorra a prêmios como um Playstation 4, um relógio, uma cópia de PES 2015 para PS4, uma bola oficial das eliminatórias e em breve, caso resida na Europa ou esteja por lá de passagem, a alguns ingressos para jogos da competição.
Fonte PESBR

Comentários