PES 2020 PRESTES A SER LANÇADO




PES 2020 PRESTES A SER LANÇADO




Fala aí rapaziada !!
Aqui é o Ricardo novamente, pra falar sobre o fim do PES 2019 e o começo do PES 2020.
Em todas as matérias que faço, procuro sempre agir de forma crítica, porém, respeitosa, sobre tudo que falo sobre o PES ou sobre a Konami, sua produtora. Acho injustas, muitas vezes, as comparações em termos de marketing, de divulgação e publicidade quando colocam Konami e EA lado a lado.
A EA é uma gigante dos games. É uma empresa muito maior que a Konami e que tem, ano a ano, aumentado ainda mais a diferença em termos de vendas, para sua rival. Só que tem uma coisa: na versão 2019, foi sentida uma diferença enorme com relação às vendas se comparadas as versões dos anos anteriores. O FIFA 19 é o pior que eu já joguei na minha vida. O jogo, quando foi lançado, era uma lástima. Desastroso. Não vou nem perder meu tempo explicando tudo de errado que tinha nesse jogo. Hoje, após inúmeras atualizações e patches, o jogo, hoje, pode ser jogado normalmente, mas, em seu lançamento, era algo inacreditável de ruim. Difícil imaginar que uma empresa do tamanho da EA pudesse lançar um jogo tão fraco, tendo-se em vista o tamanho do investimento que eles fazem em seus jogos de futebol.
Agora que eu já citei o grande estrago que a EA criou contra a sua própria imagem (ao lançar um jogo tão ruim), foi a chance que a Konami enxergou para tentar conquistar seus antigos fãs, trazendo uma jogabilidade fluida, gráficos excelentes, “legends”, “destaques da semana”, enfim... várias novidades para trazer de volta aquele aficcionado que acabou desistindo do PES nos últimos anos.
Eu acredito que a Konami, tendo menos capacidade de investimento que a sua concorrente, tenha que tentar otimizar, ao máximo, tudo que ela investe, para não perder dinheiro, tempo e esforço em coisas que não agreguem à marca e sua capacidade de crescimento. O PES nunca foi um jogo que cresceu pensando em licenças. O PES cresceu graças à sua qualidade como jogo. A jogabilidade, a fluidez, o prazer de se jogar um jogo em que o “boneco” faz, exatamente, o que você manda ele fazer e, nos últimos anos a Konami tem perdido isso, uma vez que sua “engine” não permite certas coisas que são necessárias para um jogo de futebol.
Não sou um entendido do assunto, mas não consigo ver uma outra razão para tantos bugs no modo online do PES, do que a incapacidade da sua “engine”.
É muito irritante jogar o PES online, em virtude da quantidade de problemas que esse modo tem. O jogador de PES, que se dedica mesmo ao jogo, sofre demais com as inúmeras maneiras que o jogo o pune e é nisso que a Konami tem que focar daqui em diante. Voc~e ter certeza do seu potencial e não conseguir colocar isso em prática, por defeitos que o jogo apresenta, é muito, mas muito frustrante.
O PES offline, é um jogo excelente que, pelos comentários que eu acompanho, pecam por uma falta de polidez quanto a detalhes na Master Liga, no Rumo ao estrelato e quanto a defeitos na sua IA, que, constantemente, age de maneira extremamente robótica e repetitiva, embora extremamente eficiente.
Citei todos os argumentos anteriores para dizer que entendo que a Konami anda investindo errado o seu dinheiro. O que ela tem que fazer é voltar às suas raízes. Investir no prazer de jogar. Não em ligas caras que, em sua maioria, dão preferência para a sua concorrente. O que a Konami tem que fazer é valorizar o seu consumidor. É ele quem alavanca o seu produto. É ele quem o divulga. É ele quem faz a marca PES crescer.
Se a Konami investisse, nesse PES 2020, em melhorias de jogabilidade e funções online, teríamos um salto interessante de vendas e de aceitação do produto. Feliz ou infelizmente, o mundo dos games de futebol é online. Não tem pra onde correr. E, se essa é a verdade, é ali que as melhorias tem que chegar, primeiramente. É ali que o jogo tem que rodar bem. Ali deve ser o destaque do jogo.
Bom pessoal. O PES 2020 está prestes a sair e, dentro de alguns dias, teremos as respostas para saber se deve vir coisa boa nessa nova versão ou não, mas, independente do que seja anunciado, eu só acredito mesmo a hora que estiver jogando e podendo avaliar, com meus próprios olhos, se essas novidades, realmente, farão a diferença nessa versão do game.
Grande abraço a todos e continuem acompanhando o blog !
Ricardo Faria Teixeira
Me siga no twitter (@Ricktei09)
Se quiser também, siga o meu canal no Youtube ! Gravo PES quase todos os dias ! (www.youtube.com/user/ricktei09)



Comentários