PES 2020: DICAS AVANÇADAS COM GUIFERA

PES 2020: Entrevistamos Robbye Ron






Bom, galera. Essa entrevista foi agendada para ser feita no dia 29/07/2019, no PES Community Day, evento criado pela Konami para aproximar as lideranças de PES no Brasil e a empresa japonesa. 

Primeiramente o evento reuniu todos nós e o pessoal da Social Tailors, empresa contratada pela Konami, passou o que ela tem de estratégia conosco. Depois alguns puderam jogar a demo e eu fui dar uma volta pelo bairro com o Robbie, pois ele havia deixado o material sobre a Master League no.notebook dele, num hotel próximo. Nossa conversa começou ali e durou mais de duas horas. O resultado dessa conversa você vê agora. 

Boa noite Robbie e muito obrigado por dispensar um pouco do seu tempo para esse entrevista. 

R: O prazer é meu 

1º - QUAL A PRIMEIRA COISA QUE O FÃ DE PES VAI NOTAR DE DIFERENTE QUE EXISTE NA VERSÃO 2020 E NÃO EXISTIA NA VERSÃO 2019 ?


R: A NOVA CÂMERA ! HAHAHA 


2º - EU VI UMA REPORTAGEM DIZENDO QUE A KONAMI TINHA FEITO ALGUMAS MELHORIAS NA ILUMINAÇÃO DO JOGO. ISSO SE MANTÉM E COMO FUNCIONA ? 


R: SIM. NÓS FAZÍAMOS O ESCANEAMENTO DOS JOGADORES EM 3D, MAS TÍNHAMOS SÉRIOS PROBLEMAS PARA COLOCAR NO JOGO A CORRETA ILUMINAÇÃO EM CIMA DELES E A SUA INTERAÇÃO COM OS ESTÁDIOS QUE NÓS CRIAMOS. TÍNHAMOS DIFICULDADE DE JUNTAR AS DUAS COISAS. DEIXAR A ILUMINAÇÃO FLUIR DE FORMA REALISTA EM CIMA DOS BONECOS E DE TUDO QUE ENVOLVE UMA PARTIDA DE FUTEBOL. COM ESSA NOVA FORMA DE TRABALHAR A ILUMINAÇÃO DO JOGO, CONSEGUIMOS COLOCAR DENTRO DELE, DE FORMA BEM MAIS REALISTA, A INTERAÇÃO DE TUDO QUE OCORRE DENTRO DE UMA PARTIDA. 



3º - SOBRE LICENÇAS. VOCÊS TÊM INVESTIDO EM GRANDES CLUBES DAS LIGAS QUE NÃO CONSEGUEM TER POR COMPLETO. VOCÊS PRETENDEM MANTER ESSA TÁTICA OU DEIXAR DE INVESTIR NISSO PARA INVESTIR EM OUTRAS LIGAS ?


R: SIM. PRETENDEMOS MANTER ESSA TÁTICA DE CONSEGUIR OS MAIORES E MELHORES TIMES DO MUNDO DENTRO DO JOGO. ISSO É UMA JOGADA DE MARKETING NOSSA, POIS OS MELHORES TIMES E JOGADORES CRIAM UM INTERESSE EM SEUS CONSUMIDORES PELOS 
PRODUTOS DE SEUS TIMES. O PRÓPRIO TORCEDOR BRASILEIRO, EMBORA TENHA SEU TIME DE CORAÇÃO, TORCE TAMBÉM PARA ALGUM GRANDE TIME DA EUROPA E, PROVAVELMENTE, É UM DOS NOSSOS PARCEIROS (JUVENTUS, BAYERN, MANCHESTER UNITED E BARCELONA). FORA QUE OS TORCEDORES DESSES TIMES EUROPEUS GASTAM MUITO ADQUIRINDO PRODUTOS RELACIONADOS A SEUS TIMES DO CORAÇÃO. 

4º - SOBRE RUMO AO ESTRELATO. TEREMOS NOVIDADES ? ELE TAMBÉM SERÁ REMASTERIZADO ? 


R: NÃO. NÃO TEMOS NOVIDADES RELACIONADAS A ESTE MODO DE JOGO. 


5º - O MODO ALEATÓRIO VOLTARÁ AO PES ? SE SIM, TERÁ UM MODO ONLINE ? 


R: MODO ALETÓRIO VOLTARÁ SIM, MAS SÓ OFFLINE. NÃO TERÁ MODO ONLINE. 


6º - EXPLIQUE O QUE É O PROJETO 11. 


R: PROJETO 11 É UM PROJETO DA KONAMI EM QUE QUEREMOS ESCOLHER OS MELHORES KITS, DESENVOLVIDOS PELOS FÃS, PARA INCLUÍ-LOS NO JOGO. 


7º - IMERSÃO. JOGADORES COMEMORANDO TÍTULOS, FAZENDO EMBAIXADINHAS AO SEREM APRESENTADOS NO TIME. VEREMOS ESSE TIPO DE COISA NO NOVO PES ? 


R: A PARTE DE IMERSÃO EVOLUIU POUCO NESSA VERSÃO DO PES. SABEMOS QUE AINDA FALTA MUITO A SER FEITO NESSE SENTIDO. 


- AS ATUALIZAÇÕES DO JOGO, PRINCIPALMENTE DOS ELENCOS, E OS PATCHES DE CORREÇÃO COSTUMAM DEMORAR PARA SEREM FEITOS. VOCÊS PODERIAM EXPLICAR O MOTIVO DISSO ? 

R: O MOTIVO DISSO É QUE TODAS AS DLC’S DO JOGO SÃO AGENDADAS PREVIAMENTE E A FALTA DE MATERIAL DELAS NEM SEMPRE É POR CULPA DA KONAMI. NÓS PEDIMOS A TODOS OS ENVOLVIDOS COM A EMPRESA PARA NOS ENVIAR O MATERIAL DA DLC ATÉ UMA DATA LIMITE. SE NÃO NOS ENVIAM A TEMPO, SÓ CONSEGUIMOS INCLUIR AQUELE MATERIAL NA PRÓXIMA DLC. SÓ ADIANTAMOS A INCLUSÃO DE QUALQUER MATERIAL POR MOTIVOS DE EXTREMA URGÊNCIA (BUGS QUE “CRASHAM” O JOGO OU COISAS DO TIPO). 


9º - FUTURA ENGINE. ELA VIRÁ NO PES 2021 ? SE SIM, QUAIS AS MELHORIAS QUE VOCÊS ESPERAM TER COM ELA, QUE A ENGINE ATUAL NÃO CONSEGUE FAZER ? SERÁ NECESSÁRIA A CHEGADA DE UMA NOVA GERAÇÃO DE CONSOLES PARA IMPLEMENTAR ESSA NOVA ENGINE ? 


R: A FOX ENGINE NÃO É UM MOTOR GRÁFICO DESTINADO A JOGOS DE ESPORTE. ISSO CRIA ALGUMAS LIMITAÇÕES NA HORA DE COLOCAR NO JOGO AS COISAS QUE PENSAMOS, MAS, SE CHEGAR UM NOVO MOTOR GRÁFICO, DESTINADO A JOGOS DE ESPORTE, COM CERTEZA PODEREMOS MELHORAR DEMAIS NA PRODUÇÃO DO JOGO. CORRIGIR ANTIGAS FALHAS E CRIAR NOVAS POSSIBILIDADES PARA NOSSOS USUÁRIOS. NÃO. NÃO SERIA, TECNICAMENTE, NECESSÁRIA A CHEGADA DA NOVA GERAÇÃO DE CONSOLES PARA FAZERMOS ESSAS IMPLEMENTAÇÕES


10º - OPTION FILE NO XBOX ONE. HÁ ALGUMA POSSIBILIDADE DE HAVER NESSA VERSÃO ? 


R: O ARMAZENAMENTO DO PS4 É DE RESPONSABILIDADE DO DONO DO CONSOLE. TUDO QUE ALI ESTÁ É DE REPONSABILIDADE DELE. NO XBOX, PARA INCLUIRMOS MATERIAL NO JOGO, A KONAMI TERIA QUE SER A RESPONSÁVEL POR ISSO, SENDO ASSIM, NO XBOX, NÃO PODEMOS SER RESPONSÁVEIS PELA INCLUSÃO DE UM MATERIAL QUE NÓS NÃO CRIAMOS. ISSO PODERIA NOS ACARRETAR VÁRIOS PROBLEMAS LEGAIS. 


11º - COM RELAÇÃO À ARBITRAGEM. QUAIS AS MELHORIAS QUE VEREMOS NO PES 2020 COM RELAÇÃO À MARCAÇÃO DE FALTAS BOBAS, FALTA DE CRITÉRIO NAS FALTAS GRAVES (COMO NÃO EXPULSAR O ÚLTIMO HOMEM) E A LEI DA VANTAGEM ? 

R: A ARBITRAGEM MELHOROU BASTANTE NO PES 2020 E SERÁ NOTADO CLARAMENTE. FALTAS SIMPLES AINDA ACONTECEM (ESTAMOS TRABALHANDO NISSO), MAS O CRITÉRIO USADO NAS FALTAS GRAVES MELHOROU MUITO. FALTAS COMETIDAS PELO ÚLTIMO HOMEM COM GRANDE CHANCE DE GOL DO ADVERSÁRIO, SÃO FALTAS PARA EXPULSÃO. É UMA CHANCE EM UM MILHÃO DISSO NÃO ACONTECER. A LEI DA VANTAGEM TAMBÉM FOI BEM APRIMORADA E ISSO SERÁ NOTADO TAMBÉM JÁ NESSA DEMO. 


12º - NARRAÇÃO. TEREMOS MELHORIAS ? VIMOS QUE A CONCORRÊNCIA É ÓTIMA, MAS SABEMOS QUE ELES TIVERAM MAIS VERSÕES PARA MELHORAR A EDIÇÃO E INCLUIR FALAS. 


R: SABEMOS QUE TEMOS MUITO A MELHORAR NESSE QUESITO, MAS, NO COMEÇO DO NOSSO TRABALHO COM OS NARRADORES E COMENTARISTAS, NÃO PODÍAMOS COLOCAR UMA CARGA MUITO GRANDE DE TRABALHO EM CIMA DELES, POIS ELES TÊM MUITOS COMPROMISSOS TAMBÉM. ESTAMOS, A CADA VERSÃO, TENTANDO OTIMIZAR O TEMPO DE GRAVAÇÃO DELES, AO MESMO TEMPO QUE NOS LIVRAMOS DE FALAS ANTIGAS E INCLUÍMOS NOVAS LINHAS DE NARRAÇÃO. 


13º - ATITUDES FORAM TOMADAS CONTRA ETTORITO POR AQUELE EPISÓDIO DO MUNDIAL ? 



R: ESSE EPISÓDIO ESTÁ SENDO AVALIADO COMO UM TODO E AS ATITUDES DEVIDAS SERÃO TOMADAS NO TEMPO CERTO, SE REALMENTE FOR COMPROVADA CULPA DE ALGUÉM. 


14º - RONALDO FENÔMENO VIRÁ COMO LEGEND DO BARÇA OU DA INTER? 


R: RONALDO NÃO ESTÁ DISPONÍVEL NO MOMENTO. 


15º – ALGUNS QUE JÁ JOGARAM A DEMO, ESTÃO REPORTANDO QUE ELA ESTÁ MAIS RÁPIDA QUE A “BUILD” JOGADA NA GAMEXP. VOCÊS CONCORDAM ? ALGUNS RECLAMARAM DA NOVA CÂMERA QUE NÃO ESTÁ ACOMPANHANDO AS JOGADAS MAIS RÁPIDAS. ESSE ERRO JÁ FOI REPORTADO ? 


R: CONCORDAMOS.  JÁ ESTAMOS CIENTES DISSO. TENTAREMOS RESOLVER ISSO JÁ NO PATCH DAY ONE. 


16º - APP PARA GERENCIAR O TIME DO MYCLUB. VOCÊS PRETENDEM CRIAR UM ? 
R: ESTAMOS PENSANDO EM CRIAR UM APP. TEMOS, INCLUSIVE A IDEIA DE JUNTAR SEU TIME NO MOBILE COM SEU TIME DO CONSOLE, MAS, AINDA ESTAMOS NA FASE DE PENSAR A RESPEITO. AINDA NÃO TEMOS PREVISÃO PARA CRIAR UM. 


17º – MYCLUB 
a) Com relação a manter os jogadores interessados no modo, vcs criarão mais torneios diários, modo divisões com acesso e rebaixamento e coisas do tipo ? 


R: SIM. NÃO SEI SE O MODO DIVISÕES VOLTARÁ, MAS A IDEIA É CRIARMOS MUITO MAIS CONTEÚDO PARA O MYCLUB. TENHA EM MENTE QUE ESTAMOS ADICIONANDO UM NOVO MODO VERSUS QUE TORNARÁ POSSÍVEL PRO JOGADOR COMPLETAR DESAFIOS RECEBENDO EXCELENTES RECOMPENSAS EM TROCA. 


b) Mercado de transferências. Existirá ? Em caso negativo, por quê não e vcs pretendem incluir nas próximas versões ? 


R: NÃO TEREMOS POR ENQUANTO, PORQUE TEMOS VÁRIOS PROBLEMAS QUE PODEM DECORRER DISSO. NEGOCIAÇÕES DE MENTIRA COM JOGADORES QUE SÃO DONOS DE VÁRIAS CONTAS E PODERIAM NEGOCIAR ENTRE ELAS, É UM EXEMPLO. ESTAMOS AVALIANDO FORMAS DE COLOCAR O MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS SEM CRIAR GRANDES PROBLEMAS PARA NÓS NO FUTURO. 

c) Trapaceiros. Servidores dedicados são necessários ? Se não, o que vocês têm feito para evitar ou acabar com a atuação deles no jogo ? O MODO COMUNIDADE não seria uma solução ? 


R: NÃO, SERVIDORES DEDICADOS NÃO SÃO A SOLUÇÃO, AO CONTRÁRIO DO QUE A MAIORIA PENSA. ESTAMOS TRABALHANDO SEMPRE PARA EVITAR AS AÇÕES DELES OU, PELO MENOS, TER MAIS CONTROLE DO QUE ELES PODEM FAZER. QUANTO AO MODO COMUNIDADE, É UMA IDEIA NOSSA, COLOCÁ-LO DE VOLTA, MAS ISSO ESBARRA NUM OUTRO PROBLEMA. JOGANDO DENTRO DELE, PODEREMOS TER DIFICULDADES PARA FAZER NOSSOS CONSUMIDORES SE INTERESSAREM PELOS OUTROS MODOS DE JOGO, UMA VEZ QUE SÓ VÃO QUERER ENFRENTAR PESSOAS QUE ELES CONHECEM. ESTAMOS TENTANDO TRAZER O MODO DE VOLTA, SEM ATRAPALHAR O QUE PROJETAMOS PRO RESTO DO JOGO. 

d) Agora, falaremos sobre as minhas reclamações pessoais quanto ao modo online: minhas maiores queixas são : escanteio e cruzamento bugados, delay na resposta dos jogadores, bug do cruzamento rasteiro (atacante chuta por trás do zagueiro), L1 + triângulo bugado e jogador não poder mudar de ideia após dar um comando (erro de super cancel). 


R: ESCANTEIO E CRUZAMENTOS BUGADOS NÃO OCORREM MAIS DA FORMA QUE ACONTECIAM. SAEM GOLS ASSIM, MAS COM POUCA FREQUÊNCIA. COM RELAÇÃO AO DELAY, TRABALHAMOS SEMPRE PARA DIMINUÍ-LO, MAS AINDA TEM UM POUCO. O BUG DO 
CRUZAMENTO RASTEIRO ESTÁ SOLUCIONADO PARA ESSA VERSÃO. É MUITO IMPROVÁVEL QUE UM ATACANTE CONSIGA CHUTAR POR TRÁS DO DEFENSOR. ELE SÓ CONSEGUE SE O DEFENSOR USAR O BOTÃO CÍRCULO PARA AFASTAR A BOLA, POIS A ANIMAÇÃO DELE É MAIS DEMORADA. SE VOCÊ USAR O QUADRADO, CONSEGUIRÁ AFASTAR A BOLA SEM PROBLEMAS. QUANTO AO L1+ TRIÂNGULO, ELE ESTÁ BEM MENOS EFETIVO AGORA. A DEFESA SEMPRE LEVA VANTAGEM SOBRE O ATAQUE. SE VOCÊ SOUBER SE POSICIONAR BEM, ESSA JOGADA NÃO FUNCIONARÁ CONTRA VOCÊ. 


18º - MASTER LEAGUE. FALE SOBRE A SUA REMASTERIZAÇÃO. 


R: NÓS PASSAMOS OS ÚLTIMOS DOIS ANOS DESENVOLVENDO ESSA NOVA MASTER LEAGUE. TENTAMOS DEIXAR ESSE MODO MAIS PERSONALIZADO. COM ELEMENTOS DE NARRATIVA PARA REALMENTE CRIAR UMA HISTÓRIA COM ELEMENTOS QUE CRIEM UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA PARA CADA PESSOA QUE JOGAR. VOCÊ, COMO MANAGER TERÁ QUE GERENCIAR SUA RELAÇÃO COM O PRESIDENTE DO TIME, OS JOGADORES E OS JORNALISTAS. POR EXEMPLO, SE VOCÊ DISSER PRO PRESIDENTE QUE IRÁ GANHAR TODOS OS CAMPEONATOS QUE DISPUTAR E, AO FINAL DA TEMPORADA, NÃO GANHAR, VOCÊ É DEMITIDO ! NÃO HÁ ESPAÇO PARA NEGOCIAÇÃO. SE VOCÊ DIZ ALGO PARA OS JORNALISTAS E NÃO CUMPRE, DEPOIS ELES QUESTIONAM ISSO NA SUA COLETIVA E ASSIM POR DIANTE... SUAS DECISÕES REALMENTE INFLUENCIARÃO NO SEU FUTURO COMO MANAGER DA SUA EQUIPE. SÃO MUITAS AS NOVIDADES DESSE MODO DE JOGO. 


19º - SERÁ POSSÍVEL DESLIGAR A ATUALIZAÇÃO AUTOMÁTICA DOS TIMES, PARA QUE NÃO TENHAMOS A INFLUÊNCIA DAS SETAS NOS JOGADORES, NO LOBBY DE PARTIDAS ONLINE, ASSIM COMO TEMOS NO OFFLINE ? 

R: NÃO SEI A RESPOSTA DESSA PERGUNTA. 


20º - NA DEMO TEMOS A OPÇÃO DE ESCOLHER P2P OU OUTRA FORMA DE PAREAMENTO. QUE OUTRA FORMA É ESSA ? 

R: ROBBIE NÃO RESPONDEU A QUESTÃO. FEZ APENAS UM SINAL DE NÃO SABER NADA A RESPEITO. 


21º - EM QUÊ CONSISTE EXATAMENTE O SEU TRABALHO DENTRO DA KONAMI ? 


R: EU TRABALHO TODOS OS DIAS DAS 07:00 ÀS 21:00. UMA PARTE DO MEU TRABALHO É RESPONDER E-MAILS COM AS MAIS VARIADAS QUESTÕES EM TORNO DO PES, FILTRAR TUDO QUE É POSTADO NAS REDES SOCIAIS OFICIAIS DO PES E SEUS PARCEIROS, MANTER ESTREITA A RELAÇÃO DA KONAMI COM OS LÍDERES DA COMUNIDADE DE PES NO BRASIL E TAMBÉM DAR OPINIÕES SOBRE A PARTE DE MARKETING DA EMPRESA (EXEMPLO: DAR IDEIAS DE COMO DIVULGAR O NOVO UNIFORME DE UM CLUBE PARCEIRO). O DANIEL, QUE GERENCIA A RELAÇÃO DA KONAMI COM OS CLUBES, ESTÁ SEMPRE EM CONTATO COMIGO PEDINDO IDEIAS DE COMO EXPLORAR MELHOR A RELAÇÃO DA KONAMI COM OS CLUBES (EVENTOS, PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMAS DE TV, PROPAGANDAS E AÇÕES COM OS FÃS) 

22º - QUAL A COISA MAIS INCRÍVEL QUE JÁ TE ACONTECEU POR TRABALHAR COM PES  E VOCÊ TEM CONTATO MAIS PRÓXIMO COM ALGUM JOGADOR EM VIRTUDE DISSO ? 


R: SÃO INÚMERAS AS OPORTUNIDADES QUE TENHO, COMO FUNCIONÁRIO DA KONAMI, DE FAZER COISAS QUE EU SEMPRE SONHEI. CONHECER LA BOMBONERA, O EMIRATES STADIUM, JOGADORES COMO BATISTUTA E OUTRAS LENDAS DO FUTEBOL, ENFIM... REALIZEI VÁRIOS SONHOS COMO FÃ DE FUTEBOL QUE SOU. EXISTEM TODOS ESSES SONHOS REALIZADOS, MAS, POR OUTRO LADO, PASSO MUITO TEMPO LONGE DA MINHA FAMÍLIA E ISSO NÃO É FÁCIL. NÃO HÁ SOMENTE VANTAGENS. EXISTE O OUTRO LADO TAMBÉM. 




Bom, Robbie. Muito obrigado pelo tempo que você dispoôs para fazermos essa entrevista. Muito obrigado por tudo que você faz pelo nosso jogo preferido e um grande abraço da comunidade brasileira de PES. 

R- Eu que agradeço por essa entevista. Um abraço a todos os fãs de PES no Brasil. 
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ 


Bom galera, essa foi a entrevista na íntegra. Vou colocar mais à frente um pouco da nossa conversa também e o que eu notei nele como pessoa e funcionário da empresa.  
Pelo que conversamos (e nos falamos por mais de duas horas), pude perceber que o Robbie é, como eu, um fã da marca. Ele é daqueles fãs que colecionam o jogo desde a sua primeira versão. Ele não é apenas um funcionário que caiu de paraquedas nesse ramo. Ele realmente entende, joga, briga e batalha muito para termos um jogo cada vez melhor. Ele me disse até que fica chateado por não conseguir fazer mais ainda pelo jogo, do que já faz como “community manager”. Ele disse que tem como meta chegar a uma posição na empresa em que possa fazer mais pelo jogo do que pode fazer hoje. Ele confidenciou que a alegria que tem ao receber o “feedback” das pessoas quando a Konami arruma algo que as pessoas pediram muito e ele repassou para a equipe de produção do jogo, é enorme ! Aquela sensação de dever cumprido é maravilhosa. 
Disse que ama a comunidade brasileira e que ele adora o fato de sermos tão engajados e participativos dentro das redes sociais e do jogo em si.  
Por último ele fez um apelo pra mim e que eu repasso a vocês. Ele disse que a Konami, como empresa, tenta colocar numa balança o que ela precisa fazer para se manter no mercado e atender aos pedido dos fãs. Tem modos de jogo e outras coisas dentro do game que não necessários para o lucro da empresa e que não podem, simplesmente, serem retirados do jogo, mas, ao mesmo tempo, ele quer que todos nós fãs, saibamos que somos ouvidos por eles. Esse jogo é feito para nós e de nada adianta criar um jogo que rende muito, mas não diverte seus fãs. Ele pediu que nós nos juntemos para divulgar o jogo e expandir esse alcance para que possamos tornar o jogo cada vez melhor. Disse que recebe 
xingamentos e palavrões o tempo todo, mas que isso não o incomoda. Ele releva tudo isso, pois sabe que essas coisas vêm de pessoas que não conhecem o jogo por inteiro, nem sabe o quanto a empresa se dedica a melhorá-lo, mas, o que o chateia mais é saber que muitos fãs não estão unidos em torno de uma mesma causa. Todos nós temos que nos juntar. Existem veículos próprios dentro da Konami para mandarmos nosso “feedback” direto para eles. Basta enviar de forma respeitosa para eles. Tudo será analisado e consertado, na medida do possível, se isso for uma reclamação em massa. Temos que nos lembrar que o PES é um jogo global, portanto, eles não vão arrumar um problema que apenas alguns jogadores reportaram. Eles trabalham com números, portanto, só vão consertar os problemas que a maioria dos jogadores enfrentam e reportam para eles, dentro dos canais próprios para isso. 

Bom, rapaziada, esse é o resultado da nossa conversa com o Community Manager da Konami, Robbie Ron,  no PES Community Day que rolou essa semana. Não tenho palavras para agradecer o apoio de todos e o convite da Konami e seus parceiros, para estar presente nessa data. 
Agradeço ao Luciano Coelho, meu amigo de longa data que me permitiu, pela primeira vez, ter contato com todo esse pessoal, ao Thiago Maycon pela ajuda e parceria no blog, ao João Coscelli, Mariana Moreto e todos na Social Tailors pelo convite, ao André Bronzoni que sempre está junto conosco nessa luta e pelo grande Robbie Ron que acaba de ganhar mais um amigo brasileiro. 
Thank you for everything Robbie !  
God bless you my friend ! 

Ricardo Faria Teixeira 


Me siga no twitter: @Ricktei09 
Se inscreva no meu canal do You Tube para acompanhar minhas lives. Canal Rickplay: www.youtube.com/user/ricktei09 

Comentários

  1. Rapaz bicho liso, qdo você perguntou sobre as atualizações do elenco, ele disse que não é só culpa da Konami? Como assim mano, atualizar elenco é o objetivo primário do jogo,não pode deixar pra "próxima" atualização

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se um clube não entrega o novo uniforme pra Konami a tempo, como eles vão atualizar ?

      Excluir
    2. Sim por esse lado concordo, mas atualizar elenco tinha que ser mensal

      Excluir
  2. E sobre o que dá lucro pra empresa, oras fazer um jogo bom ouvindo a comunidade da lucro ué, agora fazer um jogo cheio de bug é simples, não vai vender. Resposta genérica, se faz um jogo descente, é óbvio que vamos comprar. Excelente entrevista, obrigado por ter ouvido nossa opinião Ricardo

    ResponderExcluir
  3. Eu que agradeço a confiança. Abraço !

    ResponderExcluir
  4. Parabéns,entrevista fantástica,vou compartilhar ao extremo!!!Um abraço do Thiago Soares.

    ResponderExcluir
  5. Bela entrevista, conteúdo de primeira qualidade. Seria interessante colocar uma imagem de umas cheerleaders para dar um up. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas palavras. Continue acompanhando as postagens para ficar por dentro de tudo.

      Excluir
  6. Ricardo por que você não perguntou sobre o bug do tempo cara seria de altíssima importância pra comunidade sobre isso.eu mesmo já passei mas de 40 min esperando a partida cair

    ResponderExcluir
  7. Eu acabei esquecendo... Tinha um monte de perguntas a fazer e acabei esquecendo dessa , cara... Quando me lembrei dela já era tarde... Me cobrei pra caramba sobre isso. Uma pena eu ter esquecido. Provavelmente eles devem ter consertado pra essa nova versão. Veremos...

    ResponderExcluir

Postar um comentário