André Bronzoni e sua despedida da Konami

André Bronzoni e sua despedida da Konami




Fala aí rapaziada !
Tudo beleza aí na quarentena de vocês ? Bom, pessoal, conforme o título do artigo, estou aqui para falar sobre esse cara aí que acaba de deixar a Konami e que fará muita falta a nós, brasileiros.
Primeiro de tudo é o seguinte: o André era um brasileiro atuando como gerente-geral das Américas, dentro da Konami, que fabrica um dos maiores jogos de futebol do mundo e que é aclamadíssimo no Brasil. Só por isso, ele já era merecedor de palmas. Imaginem quantos não desejavam essa vaga ?
Conheci o André no lançamento do PES 2016, na Arena Corinthians. Fui a convite do meu amigo Luciano Coelho (@lucianomcoelho), que já tinha contato com a Konami por causa do site dele (www.sussuworld.com) e me enviou lá para saber sobre as novidades do jogo. Cheguei lá no evento, conheci diversas outras celebridades desse meio, como narradores, “influencers”, “pro players”, etc. Ao falar com o André, senti nele um cara muito receptivo e que realmente se interessava em atender aos apaixonados por PES. Conversamos pouco, pois ele tinha que atender a uma infinidade de pessoas, mas a primeira impressão foi ótima.
Nos vimos outras inúmeras vezes, em outros eventos de PES e, cada vez mais, eu admirava sua atitude com relação aos problemas que o jogo e a comunidade apresentava. Nunca o vi desrespeitando alguém... Nunca o vi perdendo a cabeça com alguém... Ele sempre tentou tratar dos prós e contras do jogo de forma racional e impessoal.
Quanto ao seu trabalho, propriamente dito, acreditem amigos: Poucos sabem o quão torturante é negociar com times brasileiros, quando o assunto é licença para o uso da imagem. O Brasil, diferente da grande maioria das Ligas de futebol em todo o mundo, age de forma totalmente única. É um dos poucos países do mundo em que a negociação do contrato de imagem do clube e dos jogadores, é feita um a um. Na grande maioria das maiores Ligas de futebol do mundo, que fazem parte da FIFPRO, a negociação é com a Liga. Se a empresa fecha com a Liga, automaticamente, todos os times e jogadores dessa Liga, já estão acertados. Sendo assim, imaginem como foi, ao longo dos anos, ter que entrar em contato e negociar com cada um dos dirigentes e jogadores de cada um dos clubes brasileiros... Cansa só de pensar, certo ? E, mesmo assim, conseguimos a imensa maioria dos clubes e jogadores brasileiros dentro do PES. Sinal de que o trabalho foi muito bem desenvolvido. E isso que eu estou falando, se trata apenas da licença com relação à imagem, não citei todo o resto do trabalho que ele desempenhou.
Eu, como responsável em postar artigos sobre esse meio, sempre mantive contato com pessoas dentro da Konami e pessoas próximas deles. Dessa forma, sempre soube o quanto o pessoal de lá se dedica nisso. Como eu disse anteriormente, ele se dedicava demais às suas atividades dentro da empresa e sempre agindo de uma forma amistosa e respeitosa.
Eu, como fã da franquia, sempre terei algo a reclamar. O jogo sempre poderá ser melhorado, mas eu acho que muita gente, que não tem ideia do que esses profissionais fazem, pegam muito pesado com eles, achando que todos os erros que a franquia tem, possuem um único responsável e que ele, quando assim quisesse, poderia resolver os problemas com um simples e-mail ou demitindo algum profissional.
Rapaziada ! Meu intuito com esse artigo, não é o de que os fãs devam parar de reclamar e se posicionar contra aquilo que entendem errado ou algo que pode ser melhorado dentro do jogo. Meu intuito é que todo mundo continue cobrando a empresa, mas de forma pacífica, respeitosa e dentro dos meios que a empresa criou para isso. Existe um canal certo para se mandar um “feedback” para a empresa. Não é achincalhando um profissional nas suas redes sociais PESSOAIS.
Voltando ao cerne da questão, gostaria, novamente, de agradecer muito ao André e toda a sua equipe que, todo ano, vinha ao Brasil (ele mora na Califórnia, EUA), tanto no lançamento do jogo, quanto na BGS, para divulgar o jogo para nós, brasileiros.
Agradeço pelos vários momentos em que interagimos tanto pessoalmente, como pelas redes sociais, agradeço à sua dedicação pelo mercado brasileiro e desejo profundamente, que a sua saída te abra portas e te dê condições de ser ainda mais feliz e realizado dentro daquilo que você se dispuser a fazer daqui em diante.
Um grande abraço e muito boa sorte na sua nova jornada.

Até mais, André !



See ya !

Ricardo Faria Teixeira.

Twitter: @ricktei09

Comentários