eFootball PES 2022 : Melhorias para o primeiro PES da nova geração


Image for post


O PES é amado por milhões de jogadores em todo o mundo, desde muitos anos atrás, desde o Winning Eleven. E a série tem uma comunidade inacreditável, que por amor ao jogo, cria mods e complementos incríveis para o jogo.
Mas as últimas versões do jogo têm alguns problemas e falta de recursos, especialmente na Master League, meu modo favorito. E acredito que o PES 2022 pode ser mais, pode ser o melhor jogo de futebol de todos os tempos. Todos os anos, algumas idéias surgem na minha cabeça, e desta vez eu decidi anotá-las. Aqui estão eles!

MASTER LEAGUE
Técnicos Melhorados
O jogo precisa ter todos os seus técnicos como personagens, assim como os jogadores. O técnico deve poder ser demitido, se transferir para outro clube, se aposentar, etc. Dessa forma, os jogadores que se aposentarem poderão continuar suas carreiras como gerentes, assistentes ou treinadores. O que nos leva a…

Adição de Assistentes, Preparadores e Outros Profissionais
Precisamos ter assistentes, preparadores físicos, equipe médica, olheiros e outros profissionais de futebol na ML. Nós, os jogadores, como técnicos, poderíamos contratar e demitir esses profissionais. Os técnicos e outros profissionais precisam ser adicionados ao banco de dados para enriquecer a simulação.

Equipe Principal e Sub-21
Eu acho que seria ótimo ter uma equipe Sub-21 para manter nossos jovens jogadores com potencial. Mantendo-os na equipe principal, eles não jogam muito e muitas vezes não evoluem como poderiam. Eles devem ser mantidos em uma lista separada e devemos ser capazes de emprestá-los, trazê-los para a equipe principal e devolvê-los ao Sub-21 como quisermos (muito semelhante ao feito no Football Manager).

Criação e Gerenciamento de Estádios
Solicitado por muitos jogadores. Concordo que esse recurso seria difícil, pois envolve a criação de uma ferramenta inteira e provavelmente complexa apenas para isso, mas seria incrível. Entendo que a Konami não gostaria de permitir que isso fosse feito em clubes que tenham contratos com eles, mas nestes casos o novo estádio criado poderia ser um segundo estádio, e o jogador poderia escolher qual jogar em cada jogo. Além disso, cada estádio poderia ter um nível. Os estádios de nível mais baixo teriam uma grama pior, especialmente durante tempestades. Isso acrescentaria outro nível de realismo.

Torcida Variável
As últimas edições do jogo sempre têm estádios lotados em todos os jogos. Não importa o nível do clube ou a capacidade do estádio. Especialmente no ML, a quantidade de torcedores nas arquibancadas deveria ser variável, dependendo do nível do clube e da forma atual.

Novos Jogadores Gerados
Isso poderia estar na seção Banco de Dados, mas é específico para o ML, então coloquei aqui. Uma das coisas que mais interrompe minha imersão neste jogo é ver um Gianluigi Buffon de 16 anos na minha equipe de juniores! Isso precisa terminar agora! A Konami precisa adicionar um sistema de players gerados aleatoriamente, usando rostos (melhor explicados mais adiante, na seção Gráficos).

Melhores Detalhes de Transferência
O sistema de transferência de PES parece básico, não nos permitindo inserir o valor que queremos na transferência e no salário do jogador. Esqueça o controle deslizante limitado, deveríamos inserir o preço que quisermos. Também deveríamos poder adicionar bônus por títulos de ligas e copas ao contratar um jogador. Por fim, eles precisam ajustar a possibilidade de comprar um jogador abaixo da cláusula de rescisão. Não me lembro da última vez que comprei alguém abaixo dessa taxa.

Gestão do Orçamento
Se eu tenho 20 milhões, por que diabos 10 milhões deveriam ser apenas para transferências e 10 milhões apenas para salários !? Isso me deixa louco! O técnico deveria poder escolher onde alocar o dinheiro, isso é óbvio, mas este jogo mantém essa limitação ridícula. Por favor, Konami, nos deixe alocar o dinheiro livremente!

Nível de Relacionamento com Jogadores e Treinadores
O técnico poderia deve ter níveis de relacionamento com os jogadores, com a direção e com os torcedores. Cada decisão, cada resultado e cada resposta em conferências de imprensa impactariam diretamente sobre esses níveis. E se um desses níveis atingir um limite, manter o emprego se tornaria uma tarfe muito difícil.

Cenários Aleatórios
Isso tem o potencial de ser ótimo! Poderíamos ter cenários diferentes, que seriam ativados pelo jogador iniciar um novo save da ML ou aleatoriamente, durante as temporadas. Exemplos desses cenários poderiam ser: a chegada de um investidor milionário, trazendo muito dinheiro para o clube; uma suspensão e multa por falha no Fair Play Financeiro; o clube ser penalizado por ações de torcedores e ter que jogar com o estádios de portas fechadas, entre muitos outros.

Lesões mais Críveis
Pessoalmente, como eu faço uma rotação na equipe, muito raramente tenho jogadores machucados. Em um nível irrealista. Sabemos que, mesmo em equipes com cargas de trabalho muito cuidadosas, as lesões durante os treinamentos são um tanto comuns. O PES precisa refletir isso de maneira mais realista.

Notícias mais Ricas
O modo precisa de uma seção de notícias rica, com notícias de clubes da mesma liga e grandes competições, especialmente a Copa do Mundo. É a competição de futebol mais importante, mas se você não está treinando uma seleção, nem parece que a Copa está acontecendo.

Adicionar mais Competições
Algumas competições importantes estão faltando no jogo, como as Olimpíadas e a Copa Sudamericana. Ou… abra o banco de dados e permita que os modders adicionem novas ligas e campeonatos, conforme explicado melhor em “Modo de Edição e Banco de Dados”.

Atributos Específicos para Clubes
Os clubes também deveriam ter alguns atributos que os diferenciam ainda mais. Exemplos disso: em casa, alguns clubes, como o Boca Juniors, são historicamente conhecidos por serem muito difíceis de serem derrotados em seu próprio território e devem ter destaque nesse atributo, que tornaria as equipes mais próximas da realidade; envolvimento da torcida, algumas torcidas são mais intensas e barulhentas que outras e isso também deve ser diferente no jogo; paciência da diretoria, auto-explicativa; entre muitas outras opções.

Mover Clubes para Outra Liga
Quem nunca pensou em como o Barcelona e o Real Madrid se sairiam na Premier League? E se pudéssemos movê-los para lá e ver? O PES precisa de mais atenção nos streams do YouTube e do Twitch e os “experimentos” são algo que os streamers adoram fazer. Isso ajudaria esses conteúdos.

Iniciar Desempregado
Poderíamos ter a opção de começar desempregados e se candidatar a empregos, provavelmente começando em clubes menores.

Adicionar Histórias para Treinadores
Tendo a capacidade de adicionar histórias do passado para os treinadores, teríamos muitos níveis de dificuldade no jogo. Para treinadores inexperientes, a diretoria não aceitaria metas ambiciosas no início e não dariam um grande orçamento. Para treinadores conhecidos e experientes, seria mais fácil com as situações acima, e o treinador também convenceria os jogadores mais facilmente a jogar com ele e serem contratados.

Diversidade de Treinadores(as) e Preparadores(as)
Já é uma realidade (em pequena escala) e deve ser adicionada ao jogo: treinadoras, treinadoras e fisioterapeutas mulheres.

Antiga Master League
Para finalizar as idéias de ML, isso pode ser meio doido, mas eu adoraria ver uma Master League como nos velhos tempos. O modo atual poderia ser renomeado como “Carreira de Treinador (Manager Career)” ou “Modo de Treinador (Manager Mode)” e transformar a ML em uma longa lista de ligas, estendendo-se para 10 ou 15 divisões, incluindo quase todos os clubes do jogo, classificados de acordo com sua reputação. As posições finais definiriam quem sobe e quem desce em cada divisão. Normalmente, a maioria das pessoas fica apenas em algumas ligas e não joga contra muitos outros clubes. Esse modo permitiria que os jogadores jogassem contra vários times diferentes, que normalmente não enfrentariam.

Mais Funcionalidades da “Old Master League”

[Adicionado em 24 de julho] Cada divisão teria apenas jogos de ida e em um ano teríamos duas temporadas. Transferências com limitações nas quantidades de jogadores contratados. Os jovens jogadores com potencial gerados aleatoriamente pelo banco de dados não seriam indicados por olheiros ou apareceriam no elenco juvenil, mas estavam disponíveis em um Draft. Os clubes promovidos e os melhores do ranking em cada divisão teriam preferência sobre a escolha do grupo de jogadores.

Jogando Com/Contra Amigos e Convidados na ML

[Adicionado em 24 de julho] Ótima adição para quem gosta de jogar online e streamers. O jogador pode escolher se ele jogará alguns jogos da ML como co-op ou contra um amigo online. Para streamers, eles podem convidar alguém que está assistindo para jogar também.

BECOME A LEGEND (RUMO AO ESTRELATO)

Pedir Para Ser Substituído
Algumas vezes temos uma próxima partida muito importante, mas nosso fôlego está muito baixo. O jogador deveria ter a possibilidade de pedir para ser substituído durante o jogo ou de ser deixado de fora, visando a partida mais importante.

Cenas Exclusivas para o BAL
Esse modo é uma ótima opção para cenas exclusivas, como conversas prévias do treinador informando como ele quer que você jogue ou fazendo o mesmo antes de você entrar no jogo saindo do banco de reservas.

Carreira Realista como Jovem
Se você começar em um clube grande, o empréstimo deveria ser mais provável, já que o jogador não teria muitas chances no primeiro time.

Níveis de Relacionamento
Semelhante ao relacionamento descrito acima para os treinadores.

Contratos com Marcas
Deveríamos poder receber ofertas e assinar contratos com vários patrocinadores. Isso afetaria a reputação do jogador, aumentando o interesse dos clubes. Isso também teria impacto no relacionamento com os torcedores.

Sistema de Lesões
Eu acredito que o sistema de lesões também precisa melhorar no BAL. Durante as partidas, se você dribla muito, sim, você se machuca tomando pancadas, mas raramente acontece durante uma seção de treinamento. Também devemos ter a opção de pedir para jogar um grande jogo mesmo com uma lesão leve, com maior chance de agravar o dano, mas sem perder o jogo importante. Isso adicionaria uma experiência de risco e recompensa ao modo.

JOGABILIDADE

Árbitros
Não é segredo que a IA dos árbitros é problemática no PES 2020, desde a demo. Precisa melhorar muito.

VAR
Provavelmente será incluído, mas eu adicionei aqui de qualquer maneira. Acho que será ótimo, ao marcar ou sofrer um gol, a tensão da espera de uma decisão do VAR.

GRÁFICOS

Apresentação
Eu acho que não preciso nem me estender nesse ponto, certo? Basta abaixar a cabeça e se inspirar descaradamente no FIFA para melhorar a apresentação do jogo.

Faces Genéricas
Este é um grande problema para mim. Enquanto os rostos “premium” modelados são incríveis, os genéricos são horríveis! A Konami tem duas opções aqui: uma, criar uma ferramenta muito boa para gerar novas faces, alterando muitos parâmetros, mas criando faces mais fotorrealistas; ou dois, criar dezenas ou centenas de faces digitalizadas básicas, com diferentes cores de pele e estruturas de face, para escolher a que mais se parece com um jogador. Pessoalmente, prefiro a última opção, deixando aberta a possibilidade de adicionar rostos modelados adicionais pelos jogadores/modders.

Adicionar Nosso Próprio Rosto
Hoje, se você conseguir com alguém que saiba modelar ou se você dedicar algum tempo a aprender, é possível adicionar seu rosto e jogar um BAL ou adicionar como técnico no ML, mas apenas no PC. A Konami precisa adicionar uma ferramenta oficial para que os jogadores possam adicionar seus próprios rostos ao jogo, de maneira fácil e também nos consoles. Talvez essa ferramenta possa até ajudar a criar mais faces “premium” para os outros jogadores genéricos no banco de dados.

Física dos Uniformes
A Konami precisa implementar a física do tecido maleável ao jogo. Estou cansado de assistir replays e cenas com uniformes e roupas que parecem ser feitas de papelão.

Melhorar a Modelagem dos Corpos dos Jogadores
Acho que a modelagem dos corpos dos jogadores nas últimas versões não melhorou o suficiente. Os braços são muito retos, a estrutura e a textura do joelho são estranhas. Eles precisam ser mais naturais e deformar o formato da carne, quando os braços e as pernas são dobrados.

Novos Menus
Foi bom ver a Konami mudar um pouco os menus, mas eles ainda precisam de melhorias. Talvez eles precisem contratar alguém novo para lidar apenas com o visual do menus.

ANIMAÇÃO

Celebrações e Cutscenes
Precisamos de mais animações para comemorações de títulos, interações com treinadores, conferências de imprensa, aquecimento de jogadores etc. Depois da primeira ou segunda temporada na ML, estou cansado de assistir às mesmas interações, às mesmas comemorações… precisamos de muito mais variações.

MODO DE EDIÇÃO E BANCO DE DADOS

Editor ao Vivo
Uma das coisas que eu mais gostaria: ter um editor ao vivo no jogo para modos de jogo offline! Quem usa as tabelas do Cheat Engine no PES ou, especialmente no FIFA, sabe como elas podem ser incríveis. Ter um editor oficial e sempre disponível no jogo seria incrível!

Adicionando Mais Ligas e Divisões

Eu adoraria jogar a Master League como “Rumo à Glória”, trazer um clube de divisões inferiores para se tornar um campeão continental e mundial, criar uma história e ser uma lenda desse clube. Nos jogos PES mais recentes, a menor divisão é a 2ª. Deixe os jogadores adicionarem mais divisões e mais ligas por conta própria. Na atual geração de consoles, acredito que possa haver limitações, mas com o poder da nova geração, isso pode ser alcançado.


Criar Clubes
Seguindo uma idéia semelhante à descrita acima, seria ótimo criar um clube com as cores, o brasão, os kits e a história que você desejar.


Nomes dos Jogadores

O banco de dados de nomes precisa de uma revisão completa. Cada jogador precisa ter um primeiro nome, segundo nome, um apelido (comum em muitos jogadores brasileiros) e como o nome é mostrado na camisa. A maneira como a Konami lida com isso hoje é muito ruim. Por exemplo, o sobrenome espanhol Fernández é muito comum em muitas nações hispânicas, portanto, um nome como “B. FERNÁNDEZ ”pode ser replicado várias vezes para jogadores muito diferentes. Isso não deveria acontecer!

Atributos Mentais
Muitas características mentais tornariam o ML muito mais rico. Exemplos: um jogador com maior longevidade jogaria por muitos anos e diminuiria seus atributos físicos mais lentamente, como C. Ronaldo; um jogador com maior controvérsia forçaria a barra para ser vendido, enquanto um jogador com status mais baixo não forçaria a ser vendido e ficaria feliz em continuar no club.

Adicionar Árbitros ao Banco de Dados

[Adicionado em 24 de julho] Adoraria ter árbitros, com seus próprios atributos e faces específicas, adicionados ao banco de dados. Torne-os editáveis também.

OUTROS

Nova Engine no PC
Em jogos anteriores, a Konami mudou para uma nova engine nos consoles, mas deixou os jogadores de PC com a engine mais antiga. Pelo amor de Deus, Konami! Nem pense em fazer isso de novo!

Novos Narradores
Normalmente jogo PES com comentários em inglês ou português. Ambos precisam ser alterados. Eles não são interessantes, um narrador e comentarista novo e mais animado tornaria a partida mais autêntica.



Obs: se você sentiu falta de qualquer menção ao myClub, é porque eu não jogo esse modo. Então, eu não tenho ideia se é bom ou ruim, ou o que precisa ser aprimorado nele.
O que você acha dessas ideias? Você tem alguma adicional? Sinta-se livre para comentar abaixo!

Comentários

  1. Gostei De Tudo Adiciono O Seguinte
    1 - Dependente Da Linguagem Usada Ter Pelomenos 3 A 4 Comentaristas Diferentes Assim Eles Alternavam Consuante Os Jogos

    2 - Deveriam Usar Jogadores Que Nos Criamos Para Jogar Rumo Estrelado E Usar Como Possiveis Jogadores das bases

    3 - Permitirem As Equipas Assinarem Contratos CommNovos Patrocinios

    ResponderExcluir

Postar um comentário