eFootball PES 2021 Review do jogo completo

 



Anualmente fãs esperam ansiosamente pelo lançamento do novo PES 2021. Só que 2020 está longe de ser um ano como os outros, e pela primeira vez na história a Konami não lançou um jogo novo para a série Pro Evolution Soccer. Com atrasos causados pela pandemia de Covid-19, a desenvolvedora resolveu fazer do eFootball PES 2021 uma “Season Update” no formato DLC sobre o jogo 2020. Além disso, prometeu mudanças drásticas para a próxima geração de consoles, que chega no fim deste ano com os Xbox Series X e S e o PlayStation 5.

O game também inclui o exclusivo modo UEFA EURO 2020™ com conteúdo antecipado do torneio da vida real que foi adiado para o próximo ano. Pela primeira vez, os fãs poderão comprar edições especiais do FC Barcelona, Juventus, Manchester United, FC Bayern e Arsenal FC. As novas Club Editions incluem conteúdo específico dos times como equipes myClub, jogadores da Série Momentos Icônicos, uniformes únicos e menus temáticos.

Prevista para chegar aos jogadores nesta terça-feira (15), a nova versão do simulador de futebol chega sob olhares de desconfiança de parte dos fãs. Uma pergunta paira no ar: será que vale a pena pagar o preço de um jogo novo por uma atualização? É isso e muito mais que o ge vai destrinchar para você nas próximas linhas baseados no game sem a atualização “Day One”.

eFootball PES 21 é lançado nesta terça-feira

Konami

MELHORIAS E DESLIZES

Por ser uma Season Update, ou seja, uma atualização de temporada construída em cima do PES 2020, a nova versão chega com melhorias importantes, mas ainda se mantém presa a deslizes do título anterior. Criticada ferrenhamente por jogadores casuais e pro players, a jogabilidade recebeu uma atenção especial dos desenvolvedores para que as falhas do passado fossem consertadas e os anseios da comunidade atendidos.


É nítida a melhora na jogabilidade do PES 2021. O jogo flui mais fácil com um leve aumento na velocidade de movimento dos jogadores e na precisão dos passes, principalmente de primeira, que permitem seguir a partida com menos frustração de ver a bola indo longe de onde o jogador mirou. Outro ponto que merece os elogios na nova versão do jogo são os dribles. Reformulados, os movimentos se tornaram mais plásticos e os comandos um pouco mais simples de serem realizados durante uma partida.  

Crítica geral entre a comunidade de Pro Evolution Soccer, os contatos físicos também receberam atenção no Season Update e estão diferentes. Ao se chocarem, os dois jogadores têm uma reação mais realista e as faltas “bobas” acontecem com menor frequência do que na versão 2020. Com as melhorias citadas anteriormente, defender ficou um pouco mais difícil. Agora para defender o jogador terá que prestar bem atenção na hora de dar um bote e perder o tempo da bola, pois as falhas no timing estão sendo puinidas severamente, e o player conta com menos assistências da inteligência artificial. Mesmo com as diferenças apontadas, as faltas ainda continuam dividindo opiniões. O jogador do Corinthians, Felipe Mestre, foi um dos críticos.

– Já estou testando o jogo faz dois dias. Uma diferença que ajudou muito é a questão dos passes. No PES 21 houve uma melhora significativa nesse quesito, já que no PES 20 era uma das coisas que eu não gostava, eu achava que era muito desregulado, descalibrado. Nesse PES 21 eles conseguiram arrumar isso. Também gostei da movimentação dos jogadores. Acho que os jogadores estão mais leves, e você consegue driblar melhor em relação ao 20. – Ponto negativo, para mim, ainda é a questão das faltas, que travam muito o jogo. Acho que poderiam deixar soltar um pouco mais o jogo – explicou Mestre.

Fagner contesta falta cometida no eFootball PES 2021

konami

A física da bola também melhorou nos chutes ao gol. Antes considerado “apelão”, o chute na primeira trave agora é defensável, e apenas peca na automatização, que algumas vezes escolhe um chute colocado quando claramente o corpo do boneco está posicionado para outro tipo de finalização. Sempre um ponto a ser checado, os goleiros não comprometem no PES 2021. Bons goleiros do futebol internacional e nacional fazem defesas plásticas e não tomam gols bobos para a alegria dos fãs do simulador da Konami.

Marcas do passado

Apesar das claras melhorias, alguns resquícios do PES 2020 ainda incomodam. A arbitragem segue sem critério algum no jogo. Em lances que pedem a expulsão, o árbitro marca apenas a falta, em outras jogadas de falta normal, há um cartão desnecessário. Outro ponto que ainda prejudica a imersão durante a partida é a direção de localização. Mesmo com um dos melhores narradores do Brasil no elenco, o Pro Evolution Soccer peca no timing e nos textos que Milton Leite teve de gravar.

Algumas frases não fazem sentido numa narração de futebol brasileiro e desconectam o jogador da partida. Espera-se que para a próxima geração haja uma revitalização da narração que pode muito mais. Os bordões clássicos de Milton ficam escondidos sob uma sequência de falas que parecem de um filme americano, não de um icônico locutor brasileiro.


No pós-jogo também há um problema que já vem há tempos. As notas dadas pelo próprio PES aos jogadores é, normalmente, irreal. Um exemplo: um jogador faz uma partida espetacular tanto na defesa quanto no ataque, mas não marca gols ou dá assistências, no jogo atualmente ele receberia uma nota média 6.0. Um erro. A nota deveria ser contada a partir de todos as estatísticas importantes: passes certos, desarmes, chutas no gol, etc. É algo simples, mas que incomoda e prejudica a imersão.

Jeitinho brasileiro

Falando em imersão, nisso o Brasil está bem servido. A conexão do PES com o Brasileirão é única. A cada ano que passa a Konami dá mais atenção ao país, que já conta com as Séries A e B no jogo com praticamente todos os times e jogadores licenciados, exceto o Palmeiras – no lugar do clube aparece o São Paulo Barra Funda V. Faces realistas, com novos rostos em vários jogadores, uniformes atualizados, e os estádios, que cada vez mais detalhados, deixam os fãs do PES cada imersos no clima do simulador desde a abertura.

Além disso, essas melhorias fazem a experiência de jogar uma Liga Master com o clube do coração bem mais divertida. Falta apenas um pouco mais de velocidade nas transferências dos jogadores e o conteúdo estará em outro patamar nos modos offline.


Conteúdo exclusivo da UEFA EURO 2020™

Antecipando o torneio na vida real, que acontecerá em 2021, o conteúdo oficial UEFA EURO 2020™ chega com o eFootball PES 2021. Trazendo o modo offline Torneio UEFA EURO 2020™, todos os 55 times nacionais da UEFA e estádio Wembley.

A partir do eFootball PES 2021, um novo programa de lealdade será introduzido tanto nos consoles quanto nos celulares. Os jogadores vão receber Pontos eFootball quando jogarem o jogo mais recente. Este programa de fidelidade gera a possibilidade de conseguir variados itens dentro do jogo, e estes poderão ser utilizados em todas as plataformas.

Customização à moda antiga

Antiga, a funcionalidade que permite a criação de patchs ainda está no jogo. A opção de incluir Option Files dá um respiro ao PES na batalha por licenças contra a EA Sports. Pois a desenvolvedora permite que a própria comunidade acerte de acordo com a realidade os times, campeonatos e jogadores que não estão dentro do jogo. Vale lembrar que isso só pode ser feito no PS4 e no PC, por enquanto ainda não dá para ser feito nos consoles da linha Xbox One.  

Os modos Rumo ao Estrelato e Jogo Rápido receberam apenas uma mudança leve com a nova identidade visual do PES 2021 e a novidade dos placares interativos. Na versão anterior, os placares eram fixos da mesma cor, a partir de agora eles mudam conforme o campeonato que está em disputa.

Já a Liga Master, recebeu a adição de três treinadores. Pep Guardiola, Frank Lampard e Ryan Giggs se juntam à Zico, Romário, Bebeto, Roberto Carlos, Johan Cruyff, Diego Maradona, Ruud Gullit e Lothar Mathäus como managers disponíveis para o modo de jogo.


Próxima DLC do eFootball PES 2021 será “robusta”

Brothers, conforme descrito no site da Konami, no dia 22 de outubro teremos a DLC 2.0 do eFootball PES 2021. No site da Konami, é listado que algumas ligas serão atualizadas, como Serie A TIM, Serie BKT, Raiffeisen Super League, Jupiler Pro League, Süper Lig, Liga Espanhola e
2ª Divisão Espanhola.

Assim, teremos uma atualização geral dessas ligas com novos times, novos, uniformes, escalações atualizadas e por aí vai. Como destacou nosso amigo Renan, essa DLC será robusta, quase 5GB, trazendo conteúdo como faces e, quem sabe, algum estádio. Meu palpite é que, nessa DLC, tenhamos o retorno do Maracanã.




Comentários