eFootball PES 2022: O que podemos esperar ?

 



Com mais de 100 milhões de unidades vendidas ao redor do mundo, a franquia ‘Pro Evolution Soccer’ se tornou um dos maiores sucessos comerciais da história da Konami, mas assim como acontece no seu principal concorrente, ‘FIFA’, e até mesmo outros jogos de esportes, já existe uma reclamação constante dos fãs envolvendo a falta de inovações especialmente no que diz respeito ao gameplay.

No entanto, o estúdio surpreendeu a comunidade ao anunciar que PES 2021 viria no formato de uma Season Update, pois suas atenções estavam voltadas ao desenvolvimento de PES 2022, que já se aproveitará das vantagens do PlayStation 5 e Xbox Series X.

O próximo jogo será feito “do zero”, de acordo com declarações dos desenvolvedores, e uma das principais novidades fica por conta da mudança no motor do jogo. A tradicional Fox Engine dará lugar à Unreal Engine.

Então, com esse tempo extra de desenvolvimento e o potencial de se tornar a próxima evolução dos jogos de futebol, decidimos comentar sobre aquilo que pode ser incluído, ou aprimorado, em PES 2022.

Inteligência Artificial e Atenção aos Detalhes

A inteligência artificial certamente é o ponto que mais divide opiniões e acaba sendo alvo de reclamações de muitos fãs. Como citado anteriormente, o tempo extra de desenvolvimento para PES 2022 pode fazer com que esse elemento seja aprimorado.

Adversários mais combativos, com movimentação mais realista e desafiadora, é crucial para o sucesso do jogo.

Isso, é claro, deve ser feito com bastante atenção aos detalhes. Domínios de bola, dribles, fintas, e principalmente, defesas dos goleiros, devem ser mostrados com mais fluidez, sem aquela sensação robotizada.


Gráficos e Ambientação

Os gráficos obviamente sempre se mostraram um ponto forte da franquia ‘Pro Evolution Soccer’, mas agora que a edição 2022 poderá se aproveitar do SSD de PlayStation 5 e Xbox Series X, esperamos que ainda mais detalhes sejam inseridos, incluindo na ambientação como um todo, não ficando restrito aos jogadores em campo.

A torcida merece uma atenção extra, incluindo reações de gols (tanto à favor quanto contra sua equipe), cantos oficiais e outros elementos. A estrutura dos estádios precisam seguir essa tendência, incluindo os exteriores, vestiários e túneis de acesso ao gramado.

A ideia é criar uma experiência mais imersiva, especialmente se você estiver disputando algum jogo importante.


Crossplay

Cada vez mais presente em outros títulos, o crossplay é crucial para que PES 2022 ofereça uma experiência online completa. A ferramenta permitirá que os jogadores encontrem seus adversários com mais velocidade.

Ao mesmo tempo, também será necessário uma atenção especial à estabilidade da conexão, evitando problemas como lentidão, jogadores pesados e outros.

Vale lembrar que a EA Sports já anunciou que ‘FIFA 21’ não terá crossplay sequer com consoles da mesma empresa na transição de geração. Ou seja, caso você tenha a versão do Xbox One e queira jogar com um amigo que já tenha a versão do Xbox Series X, não será possível.

Um novo MyClub

 Um dos principais motivos pela ascensão de ‘FIFA’ nos últimos anos certamente foi seu Ultimate Team, que se tornou fenômeno mundial, sendo responsável por boa parte da arrecadação da EA com a franquia. E podemos dizer que a Konami precisa fazer importantes ajustes com MyClub, um serviço que mostra bastante potencial, mas que acabou não sendo tão explorado nos títulos recentes.

Além da variedade de modos dentro do MyClub, com mais ligas e copas com boas recompensas, é necessária a criação de um Sistema/Mercado de Trade mais eficaz, algo que é bastante utilizado no Ultimate Team no FIFA.

Em ‘PES’, ainda não é possível comprar jogadores de outros players online, por exemplo. Você só pode usar esse recurso com empresários gerados pela própria máquina.

No caso do Ultimate Team, trata-se de um mercado comandado pelos próprios players, onde um player coloca seu jogador a venda ou em leilão, e outro player pode comprá-lo caso ofereça a oferta mais alta.

Dentro desse conceito, os preços são muito importantes. Existem inúmeras críticas ao FIFA envolvendo a agressividade do Ultimate Team com os Fifa Points (moedas compradas com dinheiro real), e utilizadas para comprar pacotes onde existe uma chance mínima de você conseguir um bom jogador.

Em PES, por outro lado, a Konami pode continuar recompensando os jogadores que pretendem montar suas equipes baseadas em “trabalho duro”, ganhando dinheiro com competições e partidas. As microtransações vão existir é claro, mas na franquia, os players compram moedas que já podem ser diretamente convertidas na compra de jogadores, sem o fator sorte envolvido.

Ou seja, você não será “forçado” a investir moeda real para montar uma equipe com Cristiano Ronaldo, Messi, Neymar e outras estrelas.

Evolução do Modo Carreira

O Modo Carreira continua tendo sua base fiel de fãs, e seria muito interessante ver uma evolução nesse sistema de jogo. No controle de um jogador iniciante que precisa lutar para chegar às grandes Ligas, a Konami poderia desenvolver um sistema de escolhas/diálogos que realmente impactasse em sua carreira, e não apenas em coletivas de imprensa ou entrevistas pós-jogos, como nos próprios bastidores do clube, em conversas com técnicos, dirigentes e presidentes, ou até mesmo seus próprios companheiros de equipe.

Vale dizer que as cutscenes e as próprias notícias que são utilizadas no Modo Carreira já conseguem trazer um bom nível de imersão. Então, não seria difícil para que uma possível nova versão ficasse à frente do FIFA.

Comentários