e-Brasileirão 2020: GuiFera é campeão com Santos de novo e fatura R$ 20 mil






 Quatro anos depois do primeiro título, Guilherme "GuiFera", novamente com o Santos, se sagrou campeão do e-Brasileirão 2020, a quinta edição do campeonato de eSports da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Bicampeão mundial de Pro Evolution Soccer, o paulista conquistou, neste sábado, o segundo troféu do torneio entre representantes de clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, cuja fase presencial foi realizada na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Na decisão, ele superou Joel Sapo, do Fortaleza, por 5 x 1 no placar agregado e abocanhou R$ 20 mil de premiação. A competição foi realizada no eFootball PES 2020.



GuiFera faturou o título mesmo jogando de casa a fase presencial, que reuniu a última rodada dos pontos corridos e o mata-mata. Um dia antes da disputa, ele foi diagnosticado com Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.


Com o título, GuiFera se iguala a Henrique "Henrykinho" como os maiores vencedores do e-Brasileirão, ambos com dois troféus - o mineiro ganhou com o Cruzeiro em 2017 e 2018. O paulista esteve presente em quase todas as edições do torneio, sempre representando o Santos. Só não participou no ano passado, quando era contratado do Barcelona e disputou a temporada oficial na Europa.


Pela segunda vez consecutiva, Joel Sapo alcançou a final do e-Brasileirão. E novamente saiu do gramado virtual com o vice-campeonato. Em 2019, também jogando com o Fortaleza, viu Thiago Avaré ser campeão com o São Paulo.

Além de GuiFera, outro jogador não pôde comparecer à sede da CBF. Representante do Internacional, Wellington "Nego JR" também jogou de casa por ter testado positivo para a Covid-19.


Como foi a fase presencial do e-Brasileirão:

A sede da CBF, no Rio de Janeiro, recebeu as partidas da última rodada da primeira fase e os playoffs. Sapo entrou no mata-mata com uma classificação suada para as quartas de final. Pegou a última vaga na última rodada, com um empate em 1 x 1 com Pedro Dias (Fluminense), avançando como o oitavo colocado nos pontos corridos. GuiFera, por sua vez, já estava classificado e terminou a primeira fase em terceiro lugar, atrás apenas do líder João Victor "amigospes_JVicto" (Ceará) e do vice-líder Alan Leal (Flamengo).

As quartas de final viram favoritos darem adeus à competição. Foram eliminados nomes famosos do cenário, como Alan Leal, Vitor "Mito Abdalla" (Atlético-MG) e Wellington "Nego Jr" (Internacional). GuiFera foi às semifinais após golear Mito Abdalla por 7 x 2, e Sapo levou a melhor sobre João Victor por 3 x 2. Na rodada seguinte, Sapo passou por Eduardo "Eduardinho" (Botafogo) por 3 x 1, e GuiFera precisou ir aos pênaltis para tirar Pedro "Salsa" (Grêmio) do caminho, depois de um 3 x 3 no placar agregado.


Na final, GuiFera começou o jogo de ida pressionando, mas Marcelo Boeck salvou a baliza do Fortaleza em diversas finalizações. Depois de ter um gol invalidado por impedimento no fim do primeiro tempo, Sapo se viu com um jogador a mais durante toda a segunda etapa, mas foi GuiFera quem abriu o placar, com Lucas Braga. Com espaço no campo, Sapo teve oportunidades de igualar o marcador, mas não obteve sucesso e novamente foi punido. Nos acréscimos, o Santos ampliou com um golaço de Jobson por cobertura.


Sapo abriu o jogo de volta com mais uma demonstração de azar, com gol impedido de Wellington Paulista aos 12 minutos. Aos 40, GuiFera pôs o Santos à frente com Kaio Jorge balançando a rede após lançamento preciso de Carlos Sánchez. No início do segundo tempo, ampliou com Kaio Jorge numa sobra e fez o terceiro com Derlis González. Sapo ainda diminuiu com Romarinho, mas o troféu não escapou das mãos do representante do Peixe.


Confira os resultados dos playoffs do e-Brasileirão 2020:

QUARTAS DE FINAL
Ceará 2 x 3 Fortaleza (ida 1 x 1; volta 1 x 2)
Internacional 4 (2) x (3) 4 Botafogo (ida 1 x 2; volta 3 x 2)
Flamengo 4 x 5 Grêmio (ida 3 x 3; volta 1 x 2)
Santos 7 x 2 Atlético-MG (ida 5 x 2; volta 2 x 0)

SEMIFINAIS
Botafogo 1 x 3 Fortaleza (ida 1 x 3; volta 0 x 0)
Santos 3 (3) x (1) 3 Grêmio (ida 3 x 2; volta 0 x 1)

FINAL
Santos 5 x 1 Fortaleza (ida 2 x 0; volta 3 x 1)


Fonte : GE

Comentários