Libertadores e UEFA Champions League de volta ao PES ?

 



Libertadores no PES 2022?

Saudades da Libertadores no PES, não é mesmo, fãs de PES? A principal competição da América do Sul esteve presente na franquia Pro Evolution Soccer do PES 2011 até o PES 2016, quando fez a sua última aparição. Já no PES 2017, a competição não figurava mais na franquia de futebol da Konami.

Nos anos que compreenderam o PES 2017 e o PES 2019, ou seja, entre meados de 2016 e 2019, a Libertadores não apareceu em nenhum jogo de futebol digital, nem no PES nem no FIFA. Isso aconteceu devido a um grande escândalo de corrupção que se abateu sobre a Conmebol, órgão responsável pelos os torneios de futebol em solos sul americanos. Assim, os contratos da entidade foram todos suspensos e passaram por auditoria.

Quando tal processo foi concluído, uma licitação foi aberta para se distribuir as licenças dos torneios sul americanos. Como sabemos, no resultado final deu EA e a Libertadores chegou no FIFA 20, num contrato de três anos.

Dito isso, no FIFA 20, 21 e 22, o torneio é exclusivo da EA. Obviamente, isso inviabiliza a chegada da Libertadores no eFootball PES 2022. Entretanto, tenho esperanças de que ela esteja presente no PES 2023 (ou seja lá qual nome ele for ter) por dois motivos:

  • A EA se desgastou bastante com a licença da Liberta, dado que ela não deu direito ao licenciamento dos jogadores brasileiros. Além disso, rolou uma disputa judicial entre EA, Konami e Conmebol devido aos times brasileiros que estão na libertadores e são exclusivos da Konami aparecerem licenciados no FIFA 19. Enfim, duvido que a EA vá gastar muita energia para ter um modo de jogo que deixará uma gama de clubes e jogadores genéricos em seu portfólio;
  • A Konami sabe que um dos seus maiores erros estratégicos na franquia PES foi abrir mão da licença da Libertadores em detrimento às parcerias com Manchester, Juventus e Bayern. Numa só tacada a Konami deixou a EA penetrar e se esbanjar no mercado sul americano de futebol digital. As Américas, antes território seguro da Konami, virou um campo de batalha por licenças. Assim, esperamos que a Konami tenha se dado conta da importância em retomar tal licença para que ela possa “fechar a casinha” aqui na América do Sul.

Sendo bastante sincero, se o PES 2022 vender bem e a Konami se animar em investir mais na franquia, tenho muito otimismo na volta da Libertadores no PES 2023.

UEFA Champions League no PES 2022?

Brothers, como sabemos, depois de 10 anos de parceria entre UEFA e Konami, a Champions League figurou pela última vez no Pro Evolution Soccer 2018. Entretanto, ambas ainda continuam com parcerias nos torneios continentais da Europa.

Já a partir do FIFA 19, a UCL veio para os braços da EA Sports num contrato de três anos, o qual foi oriundo de um processo licitatório. Assim, temos a UCL exclusiva da EA por 3 anos, ou seja, até o FIFA 21, atual jogo da franquia. Isso significa que, em breve, teremos a abertura de um novo processo de licitação, o qual a Konami poderá participar.

Particularmente, acho a volta da UCL para o PES quase impossível por um simples motivo: a Europa é um território totalmente dominado pela EA, ela possui a licença exclusiva das grandes ligas do continente por muitos anos. Como a licença da UCL não inclui times e jogadores, acho impossível a Konami investir nela nesse momento, muito menos a EA dar algum mole.

Entretanto, se a Konami decidisse investir na UCL, seria um ótimo cartão de visitas para o PES 2022. Ele virá com a mudança de motor gráfico (sai a Fox Engine e entra a UNREAL), um jogo programado do zero e uma promessa de revolução no futebol digital. Entretanto, não basta apenas isso para se chamar à atenção dos fãs. A Konami precisa investir numa grande licença para fazer seu novo jogo ainda mais atrativo. Como sabemos, a EA renovou a licença da Bundesliga, Premier League e La Liga por muitos anos. Assim, a UCL poderia ser a solução para resolver esse problema. Trazer um PES 2022 revolucionário com a Champions League em destaque. Infelizmente, duvido que isso aconteça.

Conclusão

Assim, amigos, é quase certo que não teremos nem UCL nem Libertadores no PES 2022. O torneio Europeu só voltará para as mãos da Konami se a EA quiser, na minha opinião. Já a Libertadores, caso ainda exista alguém sensato e inteligente na Konami, pode voltar no PES 2023.


Fonte

Comentários