Este ano foi bem produtivo para o PES

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas




Esse ano foi bem produtivo pro cenário do Futebol Digital para os brasileiros. A Konami acertou em quase tudo que preparou e vejo que em 2020 o cenário será ainda melhor.
Esse 2019 fomos Campeões Mundias por equipes, ficamos no Top 5 do Mundo no Individual e o Brasil ainda emplacou 2 dos nossos atletas digitais com um contrato internacional inédito.
Nos 2 Campeonatos de nível nacional brilharam as estrelas de Allan Leal, Campeão do Campeonato Brasileiro da CBFDV que esse ano deu um carro Okm de prêmio e do Thiago Avaré , Campeão do e-Brasileirão pela CBF que faturou 20 mil reais.
Quanto a Konami, uma nova proposta que foi além da transição do nome de PES pra eFootball que trouxe muitas outras novidades como a simplificação nas cobranças de falta e penais que estão bem no estilo do saudoso PES 2013 além das melhorias gráficas que já é marca registrada.
A Konami se mostrou esse ano atenta ao que nós jogadores almejamos pra franquia e essa atenção será muito importante pro futuro do e-football no Brasil e no mundo.
O efootball 2021 já está em andamento e deixo aqui algumas sugestões do que seria bacana ver no próximo jogo ano que vem.
1- Lancem a demo e façam uma enquete pra sentir a aceitação do público. Se a maioria for positiva à demo, NÃO MEXAM MAIS. Eu tive a honra de testar a demo e na minha opinião estava perfeita, mas aí vieram as “atualizações” e elas acabaram de alguma forma mudando completamente o jogo, e pra quem já está acostumado ou jogando competitivamente acaba tendo que começar do zero a cada nova atualização. Se for pra mexer, que mexam apenas nas atualizações de elenco ou na atualização das faces dos jogadores, nada mais que isso.
2- Atualização de elenco em tempo real. Vejo que há uma demora muito grande pra que o elenco dos times sejam atualizados, se isso fosse feito em tempo real a experiência de jogo seria muito mais interessante.
3- No caso do Campeonato Brasileiro, deveria ter uma atualização assim que terminasse o Campeonato inserindo os novos times que caíssem pra série B e os da série B pra A, pra quando tivermos o início do próximo Campeonato Brasileiro a gente teia um eFootball com o Campeonato Brasileiro atualizado tanto a seria A, quanto a Série B. Acredito que não teria dificuldade hoje pra fazer isso já que a Konami tem os direitos de explorar as 2 divisões.
4- Quanto a narração, Milton Leite é bacana, Mauro Beting nem se fala, o cara é sensacional comentando e também como pessoa, ( conheci ele pessoalmente em 2017, cara sensacional ) mas seria muito legal se tivessemos uma segunda opção de narração ( sou brasileiro e adorava as narrações de Jhon Kabira) mas hoje temos 2 caras no Brasil totalmente envolvidos no cenário. Seria muito bom se tivéssemos no eFootball 2021 uma segunda opção de narração com Guerreiro Narrador e TDB nos comentários. Importante pro cenário Brasilieiro, muito mais importante pra carreira desses 2 caras que merecem uma oportunidade.
5- A implantação do VAR. Eu sou do tempo que torcia pro Winning Eleven ter um juiz em campo ( antigamente juiz era apenas nas animações quando havia falta). Quando a Konami implantou o juiz full time no jogo foi a coisa mais bacana que ela podia ter feito, então a implantação do VAR no eFootball 2021 se vier será muito bem vinda.
6- Esse ano foi um banho de água fria pra muitos atletas brasileiros a questão do Mundial por equipes que ficou restrita a times da Europa. Meu desejo é que o próximo Mundial de Equipes se extenda pra América do Sul e Brasil, que os clubes Brasileiros enxerguem o potencial disso e comecem a contratar os nossos inúmeros atletas de alto nível e equipes inteiras já formadas, algumas com projeção internacional inclusive.
7- Em 2017 eu lancei uma capa do Pes 2018 com o Campeão Mundial de PES da época o nosso Guifera, muita gente achou a ideia legal.
Eu não compro o eFootball porque tem um jogador de Futebol famoso na capa, mas se o Campeão Mundial de eFootball saísse na capa todos os anos eu compraria a mídia física só pra fazer coleção. Se a Konami fizesse isso ganharia muitos mais adeptos, quem não gostaria de um dia sair na capa do jogo oficial? Seria mais um incentivo pra que novos atletas começassem a jogar a franquia com o sonho de um dia estar na capa do jogo.Valorizaria os jogadores que se dedicam em ser os melhores do mundo e hoje poderia ter na capa não só o Campeão Mundial, mas também os Campeões Mundiais por equipes.
8- Esse ano fui presenteado com 2 Camisas Oficias e exclusivas da Konami, uma das camisas mais lindas que eu já usei. Não tem um lugar que eu vá que alguém não pergunte se tem dela pra comprar. Então fica a dica aí Konami, por que não vender o jogo com uma camisa oficial da franquia? Poderia ter a opção de venda do eFootball com a Camisa Oficial e sem.
Essas são algumas das coisas que na minha opinião deixaria o eFootball mais atraente pra nós brasileiros.
E você? O que você gostaria de ver no eFootball 2021?

Lembrando a todos, podem dar sugestões positivas pra franquia, comentar sobre as sugestões que postei, só não quero ofensas nem mi mi mi, o que eu quero são ideias que possam ser aproveitadas pela Konami, algo que possa ser útil para que o eFootball seja melhor a cada lançamento.


Feliz Ano novo a toda comunidade do eFootball!
O poder do Futebol Digital está em nós!




Texto Escrito por : Chapoka Doctore

Presidente da Confereração Brasileira de Futebol Digital e Virtual

conheça a entidade clicando aqui 

Comentários