PES 2022 : O que podemos esparar da Unreal Engine parte 2

 



PES 2022 estará na Unreal Engine, mas é difícil acreditar que a Fox Engine da Konami fará oito anos em setembro. Estreando em 2013, a Fox Engine foi usado pela primeira vez no PES 2014, que como você deve se lembrar, foi um jogo que foi lançado com muitos bugs. Muitos deles eventualmente foram eliminados por meio de vários patches, mas a maioria das pessoas migrou para as plataformas PS4 e Xbox One recém-lançadas naquele ano, e o PES não estava neles. Foi nessa época que a série FIFA da EA realmente começou a se distanciar do PES em vendas, em parte devido ao sucesso do Ultimate Team da FIFA, mas também devido ao fato de ser o único jogo de futebol oferecido nos consoles mais recentes no momento.


Na primeira parte desta série de duas partes, cobrimos muitos dos elementos da Unreal Engine que envolveriam a jogabilidade do PES. Agora, vamos falar mais sobre a jogabilidade e algumas outras sobras




Criação de jogabilidade e interatividade


Vou assumir que todos que estão lendo isso sabem e entendem o que é "jogabilidade". A autoria de interatividade é uma besta completamente diferente. No que se refere aos videogames, a autoria de interatividade é uma ferramenta que pode ajudar a criar elementos de interface do usuário (IU), como HUDs (radar do PES) e menus. Widgets como botões radiais, controles deslizantes (conforme exibido em um menu, não o impacto dos controles deslizantes na jogabilidade) e assim por diante, todos caem sob seu domínio. Se você jogou PES nos últimos 10 anos, já pode ouvir o discurso de marketing de “menus novos e aprimorados” em sua cabeça.


A Unreal Engine pega isso, bem como a jogabilidade, e aprimora ambos, dando aos desenvolvedores de jogos um controle aprimorado sobre a lógica que está embutida na inteligência artificial (IA).


Como isso difere da Fox Engine?

É difícil obter informações sobre a criação de interatividade e seu uso no Fox Engine, mas, como mencionei antes, se você jogou PES nos últimos 10 anos, saberá que a Konami deve ter lutado com a tecnologia porque os menus eram consistentemente terríveis , especialmente quando você mergulha mais fundo do que os menus de nível superior.


No que se refere à IA, a Fox Engine deveria inaugurar uma nova onda de melhorias para criar uma experiência mais real. Às vezes, a IA é boa - talvez até muito boa - mas jogue PES por tempo suficiente e as deficiências da IA ​​começarão a aparecer (um problema comum a todos os jogos de esportes).


Como isso pode impactar o PES 2022?

Deixando de lado as melhorias de menu, tudo se resumirá às possíveis melhorias de jogabilidade. Começando com AI, o Unreal Engine utiliza árvores de comportamento para ajudar a ramificar diferentes animações e ações. Se você não está familiarizado com uma árvore de comportamento, é essencialmente um modelo que permite que um programa de software alterne entre diferentes ações. Basicamente, pense em um monte de afirmações “se-então” sobre esteróides. Se quiser sair e pegar o e-mail na caixa de correio, você precisa:


  1. Mova-se para a porta
  2. Abra a porta
  3. …Você entendeu

Todas essas ações ou ações potenciais são reunidas por meio de consultas. No caso da Unreal Engine, é chamado de sistema de consulta ambiental. Essas consultas acontecem excepcionalmente rápidas e devem ser adaptáveis ​​ao ponto onde possam responder e reagir a diferentes entradas captadas pela ferramenta de percepção de IA. Talvez seja por isso que meu PS4 Pro soava como um motor a jato ao jogar PES.


Todas as piadas de lado a capacidade de armazenar mais árvores de comportamento de IA e processá-las mais rapidamente na esperança de dar à IA mais consciência espacial, criando movimentos mais inteligentes, é música para meus ouvidos. Pense em quantas iterações PES foram lançadas em uma fileira onde você desejava que a consciência espacial para seus companheiros de equipe de IA fosse aprimorada. Em teoria, aquela bola 50-50 que seu jogador ignora completamente para correr de volta para o espaço deve ser eliminada por uma maior consciência espacial, permitindo que seus jogadores interajam de forma mais inteligente com o ambiente circundante e as ações produzidas por esses ambientes.


A IA geral é boa no PES, superior ao FIFA na minha humilde opinião, mas poderia dar algum trabalho quando se trata de quão estáticos e rígidos são os jogadores ao seguir instruções avançadas. Defina sua equipe para "Defesa Total" e você verá seus jogadores recuarem imediatamente assim que a bola for perdida na metade do adversário, em vez de ter o jogador mais próximo fechando a bola ou simplesmente defender mais acima no campo sem intervenção do usuário (tomando sobre esse jogador). As possibilidades são infinitas, mas, sim, já vendemos essa lista de produtos antes. No entanto, há esperança e otimismo com o que o Unreal Engine já realizou quando se trata de algumas das experiências multijogador massivas que atualmente utilizam a Unreal Engine.





Suporte de mídia integrado

O suporte de mídia integrado se refere a vários tipos de mídia (áudio e visual) e como um sistema é capaz de acomodá-los (apoiá-los). A mídia é uma grande parte de qualquer jogo, não apenas dos esportes. Imagine jogar um jogo como The Last of Us Parte 2 e não há trilha sonora ou Madden sem o barulho da multidão.

Nas palavras do pessoal da Unreal:

O som é vital para a criação de ambientes envolventes e verossímeis. De sons ambientais a sons interativos de veículos ou armas, de pistas musicais a diálogos falados, o áudio em um jogo pode fazer ou quebrar a experiência do usuário.

Em combinação com a potência do hardware encontrada nos novos consoles, o Unreal Engine é capaz de suportar 4K nas taxas de quadro mais altas, bem como áudio aprimorado por meio de uma integração perfeita do pipeline de produção de vídeo (mais sobre como isso se relaciona com PES abaixo) .

Como isso difere da Fox Engine?

Com suporte HDR e aumento de escala para 4K, as versões mais recentes do PES foram capazes de produzir gráficos de qualidade relativamente alta, mas a um preço caro de sacrificar fps (frames por segundo) - particularmente durante replays e cutscenes. HDR é uma opção para aqueles com TVs compatíveis com HDR, enquanto a resolução máxima depende muito de sua TV / monitor.

As taxas de quadros, anti-aliasing, texturas e nível de detalhe vão melhorar para PES com o Unreal Engine.

Como isso pode impactar o PES 2022?

Há alguns marcadores que a equipe da Unreal montou. Vamos decompô-los.

Reproduza vídeo e áudio de nível profissional ao vivo no Unreal Engine, compostos no mundo 3-D virtual na hora.
O primeiro ponto que a equipe Unreal aborda deve impactar o barulho da multidão e cenas. Cutscenes de alta qualidade, tanto dentro das partidas quanto durante a Master League, são uma adição bem-vinda. Embora as cenas não sejam um grande problema em sua forma atual, o áudio na multidão poderia usar um impulso para criar a melhor atmosfera (como todos nós sentimos falta de multidões!). Multidões mais inteligentes, alimentando-se da IA ​​aprimorada, seria bom. Algo tão simples como a multidão aplaudindo seu time quando você joga um bom futebol, como quebrar uma pressão alta por trás, pode ser um belo toque.

Aplique efeitos ao vídeo importado diretamente no Unreal Engine, como chroma-keying, sem distorção de lente, correção de cor e muito mais.
Novamente, cutscenes parecem ser o principal benfeitor aqui com este ponto de bala. Chroma keying (pense em telas verdes) pode ajudar com algumas das cenas de transferência de assinatura, apelidos de jogadores e pressionadores gerenciais. Ser capaz de importar vídeos de alta qualidade ao mesmo tempo em que usa tecnologia de tela verde aprimorada pode ser um grande acréscimo para elementos de apresentação pré-jogo, como entradas e eventos específicos do estádio para parceiros licenciados da Konami.

Sincronize o Unreal Engine com o timecode e a taxa de quadros do vídeo de entrada para eliminar problemas de tempo.
Você já assistiu a um replay do PES antes? Observe como a taxa de quadros, especialmente no PS4, cai de 60 fps para 30 fps e a “instabilidade” é abundantemente clara? A Konami e outros desenvolvedores de jogos atualmente usam pequenos truques como desfoque de movimento para ajudar a esconder alguns dos serrilhados e outras imperfeições visuais encontradas nos replays. O Unreal Engine parece que finalmente veremos replays suaves, esperançosamente em melhores ângulos de visão também.

Renderize feeds de vídeo da Unreal Editor ou do seu projeto de jogo em execução de volta para o canal de vídeo do seu estúdio.
Falamos sobre renderização no início deste artigo, mas vale a pena mencionar novamente o que o Unreal Engine pode fazer. Com renderizações mais rápidas e de alta qualidade, isso permite que eles extraiam esses vídeos e os coloquem de volta no pipeline de produção. Ferramentas como tutoriais interativos podem ser aprimoradas, dando aos jogadores novos no PES uma melhor avenida para pegar os controles e nuances do PES.



Suporte de plataforma e ferramentas e conteúdo on-set


Um dos principais benefícios da Unreal Engine é a capacidade de suportar várias plataformas. Seja para PC, consoles de jogos ou dispositivos móveis, o Unreal Engine oferece suporte a uma ampla gama de hardware e VR. O conteúdo interativo com capacidade de transmissão em vários monitores é intrigante, especialmente se você pensar nas maneiras como isso poderia beneficiar os jogos de console de esportes por meio da realidade virtual.

Com relação ao conteúdo, existem modelos, amostras e uma série de outros conjuntos de dados que vêm junto com a aquisição de uma licença Unreal. Por exemplo, Quixel Megascans é um fornecedor de texturas incrivelmente detalhadas:








Como isso difere da Fox Engine?


Suporte de conteúdo e plataforma cruzada estavam disponíveis no Fox Engine, mas era limitado à Konami, levando em consideração que eram informações proprietárias. Novamente, os recursos necessários para criar elementos de jogabilidade que agora podem ser adicionados e ajustados graças a empresas como a Quixel Megascans não podem ser subestimados. Para uma empresa como a Konami, cujo foco recente tem sido o mercado de jogos móveis, não ter que desembolsar dinheiro adicional é uma virada de jogo que pode permitir que eles explorem seu jogo mais profundamente e aprimorem os modos que todos amamos.


Como isso pode impactar o PES 2022?

Isso dá à Konami uma vantagem inicial, que é enorme, considerando que a empresa tirou um ano de folga para ajudar a facilitar a transição do hardware PS4 / Xbox One para a próxima geração de consoles. Um novo motor e novo hardware não é nada desprezível e, embora a Konami tenha tirado um ano de folga, a curva de aprendizado deve ser reduzida graças à mudança para o Unreal Engine.


Qual versão da Unreal a Konami usará no PES 2022?

Seu palpite é tão bom quanto o meu. Com toda a seriedade, quando o último Unreal Engine foi revelado em maio de 2020, a Konami já havia anunciado sua intenção de utilizar a Unreal Engine, que era e ainda está utilizando o Unreal 4. Enquanto o Unreal Engine 5 ainda não foi lançado (previsto para algum tempo em 2021), Unreal confirmou que a 4ª versão será compatível com 5. Esta é uma grande notícia quando você leva em consideração todas as atualizações que 5 tem mais de 4, ou seja, a tecnologia Nanite e Lumen que cria sombras, iluminação e visuais em geral muito mais impressionante.

Se você estiver interessado nos detalhes técnicos disponíveis no Unreal Engine 5, confira este vídeo da Digital Foundry. Dito isso, uma vez que somos todos sobre esportes aqui no sistema operacional e este é um tópico relacionado ao PES, confira o vídeo recente do KnightMD que analisa o Unreal Engine 5 em termos simples, explicando como PES





Finalizando 

Há muitos motivos para ficar animado com o eFootball PES 2022. Para começar, será o primeiro PES nos consoles mais novos e poderosos. Estou especialmente intrigado com a forma como a Konami escolherá integrar os haptics no controlador PS5 DualShock. Em segundo lugar, PES 2022 está sendo feito há dois anos, então veremos o que a Konami passou dois anos desenvolvendo. Sem pressão Konami!

Por último e certamente não menos importante, um novo motor está aqui. Com a Konami abandonando seu Fox Engine, que era sinônimo de Metal Gear, será intrigante ver como o jogo não só parece, mas se sente. As animações serão mais suaves? A colisão e o contato em geral serão mais realistas? O áudio, os menus e a apresentação serão aprimorados? Estas são apenas algumas perguntas que mal posso esperar para responder quando o eFootball PES 2022 for lançado.

Fique ligado enquanto o mantemos atualizado sobre todas as notícias que antecederam o lançamento do eFootball PES 2022.

Comentários