Fala aí rapaziada !
Aqui é o Ricardo de novo com a minha opinião sobre a versão final do PES 2018.
Jogabilidade
A jogabilidade do jogo final me pareceu mais polida e bem trabalhada, mas, está com três erros graves.
O primeiro deles é a
linha defensiva. Mesmo jogando contra o computador num nível alto,
contra um adversário online ou contra um adversário presencial, a defesa
para se você fizer 1-2 na frente dela. O atacante
corre para receber a bola de volta, mas a zaga fica estática, parada,
deixando o atacante prosseguir com a bola até finalizar em gol. A zaga
só vai atrás do atacante se você fizer isso manualmente, pois os
jogadores não fazem isso por conta própria.
O segundo problema é a
troca do cursor dos jogadores. Se você deixa na opção de troca manual ou
semiassistida, o cursor raramente vai pro jogador que deveria ir
(aquele que está mais perto da bola ou está à frente
do atacante). No automático então, é pior ainda, pois ele fica mudando
sem parar após as linhas de passe do adversário e, acontecendo isso,
você não consegue acompanhar a jogada dele.
O terceiro erro que está
difícil de lidar na versão final é a “marcação inexistente”. Quando um
atacante tenta passar pelo adversário, mesmo que você faça a tradicional
marcação X+A (Xbox) ou quadrado+X (Playstation),
o atacante passa pelo marcador como se ele não estivesse ali. Esse tipo
de marcação só tem algum resultado, quando o marcador tem um poder de
marcação bem alto (Kanté, Matic, Mascherano, Busquets...). Do contrário,
o atacante passa sem qualquer tipo de dificuldade,
atrapalhando muito a marcação no jogo. Você só consegue dificultar a
vida do atacante se der o “bote”, apertando o botão de marcação duas
vezes rapidamente (A no Xbox e X no Playstation). O problema de usar
esse artifício é que o “tackle” faz o marcador ir
pra cima do atacante e, se o marcador errar esse bote, o atacante fica
com a frente livre para partir em direção ao gol.
Deve haver alguma forma
de corrigir isso, implementando um botão de “cercar”, para o marcador
entrar em contenção quando o atacante parar na frente dele, fazendo ele
tomar a bola do atacante caso ele tente passar
e obrigando-o a tabelar ou correr para longe do zagueiro, pois, se ele
tentar passar, será bloqueado. Esse método funciona muito bem na
franquia concorrente e pode ser utilizado na franquia PES.
Quanto ao restante da
jogabilidade, eu gostaria de destacar o seguinte: os goleiros continuam
defendendo muito bem, sabendo se posicionar, sabendo fechar o ângulo do
atacante, fazendo novos movimentos tanto pra
defender, como para repor a bola em jogo. As novas movimentações dos
jogadores estão bem legais, principalmente o passe em profundidade de
trivela. Isso eu achei sensacional. Tenho um exemplo para mostrar como
isso funciona. Um jogador está de frente pro outro
bem na linha do último passe. O meia quer dar um passe em profundidade,
mas, como o zagueiro está de frente pra ele, ele não pode fazer isso
sem o zagueiro interceptar o passe. Sendo assim, a única forma que ele
tem de dar um passe nas costas do zagueiro é
dar um passe de curva de trivela do lado do zagueiro, com a curva indo
na direção do outro atacante. Fazendo isso, o atacante sai nas costas da
zaga em direção ao gol. Achei esse novo passe muito legal.
Gráficos
Os gráficos continuam
excelentes e mostrando, de forma bem detalhada, tudo que envolve uma
partida de futebol. O estádio, os torcedores, banco de reservas,
garrafinhas de água, câmeras, o pessoal de apoio, árbitros,
os técnicos, as expressões faciais dos jogadores, os uniformes tanto
dos jogadores de linha quanto dos goleiros, enfim, tudo muito bem feito
e, a minha única ressalva quanto a isso, são alguns serrilhados que
aparecem quando as imagens passam mais rapidamente
e alguns borrões nas imagens. (na versão para Xbox One)
Narração
A narração de PES 2018
melhorou com relação ao seu antecessor, mas, até onde eu percebi, nada
muito revolucionário não e ainda tem alguns erros inadmissíveis, como o
comentarista Mauro Beting, se referindo ao
narrador como Silvio (Luiz), antigo narrador do jogo e não Milton Leite
(atual). O detalhe maior é que o Silvio Luiz não saiu no 2018 não, saiu
da franquia já na versão anterior (2017).
Novos modos
O modo Random Selection Match e o Coop são muito interessantes e divertidos.
No primeiro você escolhe
uma equipe para determinar que uniforme você usará e, depois disso,
você precisa definir alguns parâmetros para que o jogo escolha seus
jogadores. Se você os definir, a sua equipe terá
jogadores só de uma Liga ou só de uma equipe, mas, se você não definir
nenhum parâmetro, o seu time poderá ter qualquer jogador que faça parte
do game. Isso causa uma certa euforia, pois você fica ansioso para saber
quais jogadores virão para a sua equipe.
Depois de feito o sorteio você pode trocar de um a três jogadores do
time contrário, menos os jogadores que seu adversário definir como
insubstituíveis. É claro que ele não sabe quem você escolheu e vice
versa, por isso, é muito legal quando você quer trocar
um jogador e consegue ou ainda tenta trocar um jogador e não consegue
porque o adversário o bloqueou. Isso aumenta ainda mais a rivalidade
antes da partida. Depois de escolhidos os jogadores, é só jogar e se
divertir.
Já no Coop, o jogo é bem
legal, pois você pode jogar com até mais dois amigos contra até três
pessoas. Três em cada time. Caso você não consiga achar três adversários
reais, o computador controlará os jogadores
faltantes.
Depois de começada a
partida, fica uma espécie de barra de energia na parte de baixo da tela,
mostrando a pontuação de cada jogador de acordo com seus acertos e
erros na partida. No final de cada tempo você tem
uma análise mais detalhada dessa pontuação e vê como você e seus
colegas estão indo no jogo.
As partidas que eu joguei rodaram lisas, o que me deixou ainda mais interessado em jogar esse modo, pois ele é bem divertido.
Bom, então é isso aí pessoal. Espero que gostem e continuem acompanhando as postagens aqui do Blog.
Um abraço
PESTEAMBR
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