Fala rapaziada !
Aqui é o Ricardo
novamente para dar um parecer sobre a demo do PES 2019, que foi liberada
pela Konami alguns dias atrás. Vou separar o assunto por tópicos pra
facilitar a análise.
TIMES
A quantidade de times da
demo é bem legal. 11 no total. Estão representados aqui a América
Latina e a Europa e isso mostra a estratégia da Konami em focar nesses
mercados. Destaque positivo para a inclusão do
SPFC e negativo para a exclusão do Corinthians, uma vez que ambos têm
contrato com a Konami. A única explicação que eu vejo para essa ausência
seria a de que, até a demo ser lançada, o Corinthians ainda não tivesse
renovado seu contrato com a empresa japonesa.
GRÁFICOS
Os gráficos são um show à
parte. Realmente melhoraram bastante, principalmente na questão da
iluminação. Já faz alguns anos que a Konami tem caprichado no visual do
jogo, mas, desta vez, eles realmente conseguiram
uma melhora perceptível nos gráficos da partida. Isso porque eu jogo no
Xbox One. No Xbox One X e PS4 Pro deve ser ainda mais notória a
diferença.
Uma pena que, apesar dos
esforços da Konami, o jogo ainda tem um longo caminho a melhorar no
“extracampo”. Dentro das quatro linhas está ótimo, mas fora dali, falta
“identidade” ao jogo.
ONLINE
Só joguei online até
agora. Ainda não experimentei a partida offline e o coop. Joguei muitas
partidas e confesso que a maioria delas foi lisa, sem grandes problemas
de conexão, mas, porque eu escolhi o nível 5
de conexão. O problema de escolher o nível 5 é que fica difícil parear a
partida com um adversário, uma vez que a maioria não tem uma boa
conexão de internet.
Isso não quer dizer que
não tive problemas, pois, em alguns casos, houve lag sim e até
desconexão por parte do adversário, o que nos leva a crer que os
derrubadores, novamente, farão a festa na próxima versão
de Pro Evolution Soccer.
JOGABILIDADE
Eu acho que a jogabilidade melhorou em alguns pontos e permanece com alguns erros da versão passada.
Primeiro ponto que a
jogabilidade melhorou foi na movimentação dos jogadores. Movimentos mais
fluidos, mais reais... Alguns movimentos novos foram incluídos nos
jogadores e isso torna o jogo muito mais agradável
de se jogar. Os passes estão melhores, os lançamentos e chutes também.
O L1+ triângulo (LB+Y no
Xbox) ainda funciona, mas não é mais tão letal quanto em outras versões
do game. O chute de fora da área colocado me pareceu totalmente
ineficaz, uma vez que 99% dos chutes que eu dei
foram encaixados pelo goleiro adversário. Nos chutes fortes o goleiro
não encaixa, mas também não aceita. A maioria das bolas o goleiro
espalma ou vão para fora, o que pra mim parece muito com a realidade. Na
vida real é raro um chute de fora da área entrar,
uma vez que, por ser de longe, o goleiro tem muito tempo para preparar a
defesa. Só chutes muito precisos acabam entrando.
A melhor maneira de
atacar ainda é a famosa “tabela”, ou seja aquela linha de passe rápidos
entre os jogadores. Os cruzamentos, a meu ver, foram bem “nerfados”
nessa versão, o que é muito bom, uma vez que a grande
maioria dos jogadores abusava dessa jogada na versão anterior do jogo.
Isso ocorrendo na versão final, o jogador terá que usar sua criatividade
para criar chances de gol.
É claro que, depois de
um certo tempo jogando, todos acabarão descobrindo algum bug do jogo e,
assim, descobrirão formas mais fáceis de marcar gols, porém, até o
momento, tudo me parece bem equilibrado.
Um defeito antigo que eu
achei no jogo online é o “delay”. Embora ele tenha diminuído com
relação ao 2018, ele ainda está lá e causa situações desagradáveis,
principalmente na defesa, uma vez que esse atraso na
resposta do seu comando, faz com que o atacante adversário consiga
tirar a bola do seu defensor antes mesmo de você conseguir afastá-la.
Isso cria um “perde-ganha” muito feio. Parece que ninguém sabe o que
está fazendo, quando, na realidade, é apenas uma demora
do jogo em responder ao comando que você deu ao seu jogador.
Os goleiros melhoraram
bastante. Estão respondendo rapidamente às jogadas e dificilmente, fazem
aquelas palhaçadas que víamos nas versões anteriores. Pra ser sincero
eu não vi, nenhuma vez, os goleiros fazerem
coisas inexplicáveis, como frangos absurdos, saídas de gol
desesperadas, trombadas com os defensores e tudo mais.
Um ponto que eu acho que
deveria melhorar também são os chutes, pois ainda me parece pequena a
variedade de animações que os envolvem. Existe uma infinidade de chutes e
eles me parecem mal representados nesse
jogo. Algumas animações são repetidas incessantemente sem necessidade.
Outra coisa que ouvi de amigos e concordo plenamente é a quantidade de
passes de trivela que são feitos desnecessariamente. Eles ocorrem com
muita frequência no jogo, enquanto, na vida
real, eles são bem raros.
Bom, é isso que eu tenho
a dizer sobre essa demo. Vamos esperar agora sair a versão final para
saber se ela irá corrigir essas pequenas falhas do jogo.
Grande abraço !
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