Review E-football 2024 + opinião sobre o presente e o futuro do jogo

 




1 / 2

Review E-Football 2024 + opinião sobre o presente e o futuro do jogo


Fala rapaziada ! Tudo certo ?  

Não escrevo um review já há bastante tempo e, ao longo desse texto, tudo ficará bem claro. A última vez que escrevi foi antes da pandemia e todos sabemos que o mundo nunca mais foi o mesmo depois desse acontecimento. Até 2020 o PES (Pro Evolution Soccer), atual E-Football, tinha uma relevância muito maior do que tem hoje. O jogo que já foi muito maior que seu grande rival, hoje não é nem sombra do gigante que já foi um dia. Muitos fatores podem ser atribuídos a isso, mas esse texto não é para falar sobre a queda e sim do que achei da versão atual e do que podemos esperar daqui pra frente.  
Pra ser bem sincero, eu não jogava o E-Football há anos. Fiquei tão decepcionado com as últimas versões que decidi parar de vez. Como passei a jogar o rival de forma competitiva, nem teria razões para jogar esse jogo novamente, uma vez que utilizo meu tempo para me aperfeiçoar no que já faço e não confundindo a minha mente tentando aprender e conhecer uma nova versão de um jogo de futebol.
Mesmo tendo esse pensamento, fiquei curioso com essa nova versão, fui convidado a escrever sobre ela e passei um dia inteiro jogando e vendo como montar uma equipe, contratar jogadores, jogar contra o computador, contra alguém online e tudo mais. Tentei explorar ao máximo o jogo. Mesmo não tendo jogado o jogo por bastante tempo para poder fazer uma avaliação mais minuciosa, eu creio que já posso afirmar algumas coisas sobre essa versão.
O jogo tem uma jogabilidade muito boa. Ele é cadenciado e reflete muito bem o futebol, embora, pra quem está acostumado com o rival, o jogo pareça estar em câmera lenta. O meu problema maior não é nem a velocidade do jogo, mas a demora na resposta dos comandos que você dá aos jogadores. A sensação de jogar o rival e mudar para esse jogo depois, é que todas as partidas estão com um tremendo “lag”, pois a demora na resposta do jogador aos comandos que damos é terrivelmente demorada. Bom, superada essa questão, eu posso dizer que o jogo tem excelentes gráficos, uma boa proporção do campo com relação aos jogadores (muito mais crível do que a do seu rival), jogadores com um respeito muito grande à tática definida antes da partida e uma boa movimentação, mas, ainda sinto necessidade de um aumento nas animações dos jogadores. Os movimentos que eles fazem são absurdamente repetitivos. O chute colocado é exatamente o mesmo há anos. Não muda absolutamente nada nas últimas versões do “game”. O maior ponto positivo que eu senti nessa versão são os goleiros. Eles têm feito defesas sensacionais. Parece até que voltamos àquele goleiro que estava ótimo no começo das últimas versões. Estava porque, depois da comunidade reclamar que os goleiros estão pegando tudo, com certeza a Konami vai começar a “nerfar” isso, como sempre faz. A parte de dentro do jogo está muito legal. É um jogo divertido de se jogar. Existem poucas coisas que podem ser lapidadas para deixar o jogo excelente, mas, como sempre foi, o grande problema da Konami nunca é dentro das quatro linhas e vou me aprofundar nesse assunto agora.
A Konami já teve um dos jogos mais jogados do planeta muito em virtude da inteligência e capacidade de seus programadores que conseguiam extrair o máximo das ferramentas que possuíam em mãos. Não posso afirmar as razões disso, mas, com o passar do tempo, essa

2 / 2
capacidade foi diminuindo cada vez mais. Hoje em dia vemos um jogo em que o pior não é a “gameplay “em si, mas o fato do jogo não ter conteúdo suficiente para manter o seu fã jogando-o por horas, dias, semanas, meses, como faz o seu rival de forma tão incrível. Na concorrência existem promoções, modos de jogo, enfim... inúmeras formas de manter o jogador imerso naquele mundo que o jogo cria dentro de si mesmo. Eu acompanho vários “streamers” e influenciadores do mundo do E-Football e, fora os que já abriram mão de vez do jogo, os que sobraram, precisam fazer mágica para conseguir criar algo que possa mantê-los fazendo vídeos e “lives”. Alguns inventam “séries”, outros recorrem a versões mais antigas do jogo, enfim, eles fazem de tudo para tentar manter o seu fã ali, preso ao seu material. No final das contas precisamos chegar à conclusão mais óbvia que tudo isso causa: é um absurdo que uma empresa do tamanho da Konami não consiga criar conteúdo em um jogo que se tornou o carro-chefe da empresa. A Konami já abriu mão de muitas de suas famosas franquias: Metal Gear, Castlevania, Bomberman, Contra, Silent Hill, etc, etc, etc. Se abriram mão de suas maiores franquias, então precisam focar no seu maior produto. Eu não estou aqui para ensinar uma empresa desse porte a como ela deva se comportar e também não estou ciente de todos os seus desafios, mas uma coisa é certa: se não houver bastante conteúdo no E-Football, a adesão será cada vez menor e isso fatalmente, causará o fim do jogo. Ainda mais agora que o mercado está prometendo o lançamento de alguns rivais na área de jogos de futebol. E, acreditem, o fã do jogo não quer isso. Ele está doido por formas de se manter jogando.
Bom, tendo em vista tudo que foi dito acima, eu, como fã da franquia, desejo de todo meu coração que a Konami acerte bastante daqui pra frente, pois sei que existem milhões de fãs sedentos por isso. À Konami não falta fãs, o que falta é que a empresa ofereça um produto que mereça a atenção de seu consumidor. Um jogo em que ele tenha não só vontade, mas coisas para se fazer dentro do jogo e que o mantenha ali, interessado no que ele deve fazer dali em diante.

Bom rapaziada, muito obrigado pela atenção de sempre e vamos continuar aqui esperançosos de que essa versão tenha o necessário para que a Konami traga de volta seus fãs que estão longe não porque querem, mas porque não vêem outra alternativa.

Comentários

  1. Análise perfeita. O Efootball 24 está muito agradável de se jogar, porém falta muito conteúdo para prender o jogar igual faz o rival. O jogo em si melhorou muito em relação ao 23 na antiga geração.

    ResponderExcluir

Postar um comentário