Em meados de 2021, um processo foi aberto contra o Steam, movido pela Wolfire Studios e a Dark Catt Studios em relação aos 30% que a Valve cobra nas vendas realizadas na plataforma.
Agora, em 2024, conforme foi compartilhado pelo Hardware, o processo da Wolfire Studios e a Dark Catt Studios contra o Steam se transformou em uma ação coletiva.
A ação coletiva se aplicará a qualquer desenvolvedor, publicador ou indivíduo que tenha pago uma comissão à Valve em relação à venda de um jogo, referindo-se à fatia de 30% que a empresa Steam recebe de cada compra – a partir de 28 de janeiro de 2017.
Ao mesmo tempo, nesta mesma decisão, o juiz distrital dos Estados Unidos, Jamal N. Whitehead, que aprovou o pedido de certificação da ação coletiva, negou o pedido da Valve para excluir o testemunho de um especialista, o Dr. Steven Schwartz, chamado pelos dois estúdios para defender seu caso.
A Wolfire Studios, é o estúdio por trás de Overgrowth, que acusa a Valve desde 2021 por práticas anticompetitivas, alegando que a empresa utiliza sua posição dominante no mercado para explorar tanto publicadores quanto consumidores.
No mesmo ano, a Dark Catt Studios, empresa especializada em jogos de realidade virtual, iniciou seu próprio processo antitruste contra a Valve. Suas reivindicações foram parcialmente rejeitadas e, em julho de 2022, foram combinadas em um caso com o processo da Wolfire Studios.
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