Emuladores são ilegais ? Nintendo esclarece a polemica

 



Na indústria de videogames, os emuladores de jogos existem há anos e são bastante populares com a comunidade, abrindo portas para jogar títulos clássicos e esquecidos no computador ou até mesmo no aparelho celular.

Embora os emuladores sejam tão famosos, há uma dúvida sobre eles que provavelmente já deve ter passado na cabeça de qualquer jogador. No final, os emuladores são ilegais ou não?

Durante uma recente palestra organizada pela Associação Japonesa de Direitos Autorais para Software de Computador, que teve a participação do advogado de patentes e gerente geral do departamento de IP da Nintendo, Koji Nishiura, decidiu explicar a situação sobre os emuladores.


"Para começar, emuladores são ilegais ou não?" perguntou Koji Nishiura. "Esse é um ponto frequentemente debatido. Embora não se possa afirmar imediatamente que um emulador é ilegal por si só, ele pode se tornar ilegal dependendo de como é utilizado."

 No caso, essencialmente eles não são ilegais, mas podem se tornar ilegais se de uma forma infringir os direitos de uma empresa. Ao mesmo tempo, o emulador também copiar um programa pertencente a esse dispositivo, isso pode constituir uma violação de direitos autorais.


O emulador pode também desativar medidas de segurança, como criptografia, algo considerado ilegal. Ele afirmou que isso se aplica a outros métodos, como os flashcards, que contornavam a segurança imitando um jogo legítimo.

Por fim, o advogado da Nintendo observou que, se um emulador direciona os usuários para onde jogos pirateados podem ser baixados, isso também é considerado uma violação de direitos autorais.


Fonte

Comentários