A PlayStation Network (PSN) começou a ser restabelecida na noite deste sábado (8), após quase 24 horas de instabilidade que impediram milhões de jogadores de acessarem serviços online no PS4 e PS5. Ou seja, a liberdade finalmente cantou para os donos dos consoles da Sony que gostariam de jogar online neste fim de semana — pelo menos de forma gradativa.
A queda, que começou por volta das 19h de sexta-feira (7), causou uma grande repercussão nas redes sociais, gerando reclamações e até mesmo memes sobre a situação. Apesar da normalização gradual, alguns usuários ainda relatam dificuldades pontuais para utilizar certas funcionalidades da plataforma.
Até o momento, a Sony não comentou oficialmente sobre o retorno das soluções conectadas. No entanto, como cada vez mais usuários estão relatando o funcionamento dos serviços online da PlayStation, a tendência é que tudo seja normalizado em breve para os jogadores no PS4 e PS5.
Sony não explica o motivo da queda e vira piada
Até o momento, a Sony não divulgou o motivo da longa interrupção dos serviços, deixando a comunidade sem explicações sobre o que causou a falha que afetou usuários do PS4 e PS5. Enquanto o silêncio da empresa gerou especulações de que tudo foi causado por um ataque DDoS (negação de serviço), nada foi confirmado oficialmente.
O problema impediu o acesso a jogos online, como o multiplayer de EA FC 26 e Call of Duty, mas também foi além. Durante as últimas horas, toda a estrutura conectada da PlayStation acabou sofrendo com instabilidades.
De acordo com o próprio site da Sony, funcionalidades conectadas, como downloads, salvamentos na nuvem e até mesmo a compra de games na PlayStation Store tiveram problemas durante a queda da PSN. Com pico de reclamações de usuários na noite de sexta-feira (7), a rede online da Sony ficou cerca de 24 horas com problemas, o que desagradou muitos jogadores.
Enquanto a PlayStation lançou apenas um comunicado sobre o assunto dizendo estar ciente do problema, as publicações de interação com o público seguiram normalmente nas redes sociais. Com isso, diversos posts receberam uma enxurrada de reclamações.
Em publicações nas contas oficiais da PlayStation no Brasil e no resto do mundo, jogadores demonstraram frustração por não poder aproveitar grande parte do fim de semana para jogar online. A queda foi tão impactante que até a rede de lojas GameStop entrou na brincadeira, publicando no X (antigo Twitter): "Aposto que vocês querem jogos em mídia física agora".
Como saber se a PSN já voltou
Com os serviços sendo gradualmente restaurados, os jogadores podem verificar a situação da PSN diretamente no site oficial da Sony, por meio do link status.playstation.com. Além disso, nos próprios consoles da PlayStation, também é possível realizar um teste de rede para ver a estabilidade da conexão com os servidores
Outra dica é tentar abrir o jogo desejado e conferir se a conexão
funciona automaticamente, uma vez que o problema está sendo solucionado
de maneira gradativa. Caso ainda enfrentem dificuldades, a recomendação
para os usuários é reiniciar os consoles e testar novamente o acesso às
funcionalidades online.
Comentários
Postar um comentário