Não é de hoje que surgem discussões sobre a potencial "canibalização" envolvendo o Xbox Game Pass, onde afirma-se que o serviço afeta a venda de jogos, principalmente os lançamentos day-one.
A empresa de análises, Alinea Analytics, acabou de compartilhar um artigo sobre Indiana Jones estar vendendo mais rápido no PS5 do que no Xbox e no Steam. Nesse meio, eles abordaram a canibalização do Game Pass.
Segundo a empresa, quando um jogo é lançado no Xbox Game Pass no dia 1 (day-one), muitas pessoas jogam via assinatura e deixam de comprar o jogo. Em outras palavras, isso reduz as vendas diretas.
"Lançamentos day-one no Game Pass Ultimate naturalmente canibalizam as vendas premium. Embora isso também seja verdade para o Game Pass de PC — que também sofreu um pouco de canibalização — velhos hábitos custam a morrer."
A Alinea Analytics observa que a canibalização é mais visível no console Xbox, onde os assinantes do Game Pass são mais numerosos. No PC, que também tem o Game Pass, a situação é diferente.
No caso, a maioria dos jogadores ainda prefere o Steam, mesmo que isso signifique pagar os US$ 70 (R$ 350,00), então normalmente a canibalização é menor em relação ao Xbox.
Como exemplo, a Alinea Analytics usou o jogo Indiana Jones and the Great Circle, que mesmo disponível no Game Pass de PC, vendeu mais de 310 mil cópias no Steam, arrecadando uma receita bruta de US$ 17,5 milhões.
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