De acordo com a entidade, consumidores holandeses estariam pagando, em média, 47% a mais por versões digitais em comparação com as físicas. A presidente da fundação, Lucia Melcherts, afirmou que a Sony empurra os usuários para consoles sem leitor de disco, “forçando-os a adotar o digital”, o que limitaria as opções de compra e aumentaria os custos.
Ação coletiva é recente e já tem milhares de consumidores contra Sony
Lançada oficialmente em 24 de junho, a ação coletiva alega duas principais irregularidades: a exclusão da concorrência e a exploração tanto de consumidores quanto de desenvolvedores. O movimento faz parte da campanha Fair PlayStation, iniciada em fevereiro, que denuncia a chamada “taxa Sony” sobre vendas digitais na plataforma.
Mais de 2.000 consumidores já enviaram relatos e queixas à fundação desde o lançamento da campanha. A primeira audiência judicial deve ocorrer ainda este ano. Se a Sony for considerada culpada, pode enfrentar indenizações significativas, repetindo o cenário do Reino Unido, onde uma ação semelhante foi autorizada em 2023 e continua em andamento.
Casos parecidos também atingem empresas como Valve e Apple. A Valve é alvo de um processo coletivo no Reino Unido por práticas similares com a Steam, enquanto a Apple foi multada em mais de € 500 milhões pela União Europeia por restringir sistemas de pagamento alternativos na App Store.
Agora é acompanhar como isso impactará os consumidores da PS Store na Holanda.
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