“Talvez isso seja um problema”: Kojima critica novamente recepção positiva de Death Stranding 2

 




No mês passado, o desenvolvedor Hideo Kojima chamou a atenção ao declarar estar decepcionado com a recepção positiva de seu mais novo jogo, Death Stranding 2: On the Beach, durante os testes iniciais. Na ocasião, o diretor afirmou que não cria jogos para as massas e prefere que seus projetos sejam voltados a nichos específicos.

Agora, em uma entrevista recente ao portal Game Informer, Kojima voltou a demonstrar frustração — desta vez com as prévias divulgadas por veículos especializados, que foram significativamente mais positivas do que as do primeiro jogo.

“Quando testei Death Stranding 2, não foi bem assim. Todos gostaram. Por isso eu disse: ‘Talvez isso seja um problema’. Foi mais aclamado do que eu previa. No primeiro Death Stranding, todos tinham prós e contras”, comentou o criador.

Kojima também criticou a atual indústria do entretenimento, afirmando que tudo o que é lançado hoje é “fácil de digerir”. Com Death Stranding, ele queria entregar algo que provocasse reações polarizadas — um jogo que dividisse opiniões, com uma minoria apaixonada e o restante rejeitando a proposta inicialmente.


“Se 10 pessoas jogam e 9 gostam, então será apenas mais um ‘blockbuster de entretenimento’. Todos vão esquecê-lo. O que eu quero é que, se 10 pessoas jogarem, apenas 4 digam: ‘Eu amei. Nunca vou me esquecer disso pelo resto da minha vida.’ E que as outras seis fiquem em dúvida. Com o tempo, esses quatro vão se tornar meus seguidores — como criadores no futuro.”

Para o diretor, toda obra que permanece relevante por décadas costuma ter dois elementos em comum: ser algo totalmente novo e não ser bem recebida no início. Segundo ele, até mesmo com Metal Gear foi assim:

“Algo existe por 20 ou 30 anos e, depois, quando olhamos para trás, as pessoas dizem: ‘Isso era incrível.’ […] O mesmo aconteceu com Metal Gear: levou 10 anos até que o jogo fosse considerado bom”, concluiu.

Death Stranding 2: On The Beach está programado para ser lançado oficialmente em 26 de junho de 2025 para PlayStation 5.

Comentários