Clair Obscur: Expedition 33 é um RPG de turnos desenvolvido pela Sandfall Interactive, inspirado em clássicos como Final Fantasy e Persona, com uma estética única baseada na Belle Époque francesa.
O jogo apresenta uma reviravolta emocional logo no início, onde o personagem principal, Gustave, é morto, uma decisão que começou como uma brincadeira/piada durante o desenvolvimento.
A ideia de matar Gustave surgiu de uma conversa entre o diretor Guillaume Broche e a roteirista principal Jennifer Svedberg-Yen, enquanto trabalhavam em um projeto anterior chamado We Lost.
“E se a gente matar ele? E se a gente matar o personagem principal?”, disse Svedberg-Yen, então Guillaume Broche respondeu: “É, essa é uma boa ideia,” disse ele. “Vamos fazer isso.”
Guillaume Broche imediatamente apoiou a ideia, considerando-a essencial para os temas do jogo, como perda e luto, inspirando-se em momentos icônicos como a morte de Aerith em Final Fantasy VII.
“Acho que isso é muito importante para os temas do jogo,” explica Broche, todos esses anos depois. “Que a gente convide o jogador a sentir a perda, e não há nada que transmita essa mensagem melhor do que simplesmente matar o personagem principal.”
A morte de Gustave foi planejada para fazer os jogadores sentirem a perda, tanto na narrativa quanto na jogabilidade, ao perderem o progresso investido no personagem.
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