A geração do PlayStation 5 ainda nem sequer terminou, mas tudo indica que a Sony está a todo vapor desenvolvendo o próximo grande console da empresa, que será o próprio PS6, que certamente terá algo “inovador” para um console.
Anteriormente, a Sony e a AMD anunciaram uma nova parceria focada no Project Amethyst, que busca levar o aprendizado de máquina a novos patamares em relação aos jogos.
O Project Amethyst ainda é bem misterioso e tudo o que se sabe é que envolve tecnologias de aprendizado de máquina e resultará no surgimento de um upscaler aprimorado no PS5 Pro. No entanto, os principais responsáveis pela colaboração entre as duas empresas se aprofundaram nos detalhes da parceria.
Jack Huynh, chefe de computação e computação gráfica da AMD, compartilhou uma publicação nas redes sociais acompanhada de uma foto ao lado de Mark Cerny, engenheiro de diversos consoles PlayStation. A publicação também inclui a seguinte mensagem:
“O Project Amethyst é um esforço de co-engenharia entre PlayStation e AMD, com foco em inovações gráficas e de jogabilidade impulsionadas por aprendizado de máquina, construído em torno de dois objetivos centrais:”
- Projetar uma arquitetura otimizada especificamente para cargas de trabalho de aprendizado de máquina em jogos.
- Desenvolver redes neurais de alta qualidade que ultrapassem os limites dos gráficos em tempo real nos games.
“Isso não é apenas teoria, é uma realidade desenvolvida em parceria. De avanços em hardware a inovações em software, entregamos soluções mais inteligentes e eficientes, como a Super Resolution no FSR 4, e agora estamos abrindo caminho para Geração de Quadros e Regeneração de Raios baseadas em aprendizado de máquina no FSR Redstone.”
Então, o próprio Mark Cerny decidiu responder a publicação de Jack Huynh, afirmando estar extremamente animado com a colaboração e ansioso pela jornada conjunta da PlayStation e da AMD.
A colaboração também trará melhorias ao PS5 Pro em 2026, com a implementação do FSR 4 para aprimorar a resolução e desempenho gráfico.
Tudo indica que o futuro dos consoles PlayStation deve se apoiar fortemente em inteligência artificial, com a tecnologia PSSR já presente no PS5 Pro e tendência de evolução no PS6.
Comentários
Postar um comentário