O Steam é uma plataforma que ganhou reconhecimento nos últimos anos por permitir o lançamento de jogos “adultos” (como h3ntais), que envolvam elementos completamente explícitos e em alguns casos, temas mais pesados.
No entanto, a Valve, empresa por trás do Steam, atualizou suas regras para proibir conteúdos que violem políticas de processadores de pagamento (exemplo: Visa ou Mastercard). A nova diretriz destaca a proibição de “certos tipos de conteúdo exclusivamente adulto”, embora não especifique exemplos detalhados.
Jogos com temáticas polêmicas, como inc3sto, foram removidos da plataforma. Agora, a Valve decidiu se manifestar sobre o assunto, explicando mais detalhadamente.
“Fomos recentemente informados de que certos jogos no Steam podem violar as regras e padrões estabelecidos por nossos processadores de pagamento, redes de cartões e bancos relacionados”, disse um porta-voz da Valve ao Eurogamer. “Como resultado, estamos removendo esses jogos da loja do Steam, porque a perda de métodos de pagamento impediria que os clientes pudessem comprar outros títulos e conteúdos de jogos no Steam.”
A Valve está oferecendo créditos de aplicativos (no valor de US$ 100) aos desenvolvedores afetados, para uso em futuros jogos na plataforma. Para contextualizar, os créditos são necessários para publicar jogos no Steam.
Há preocupações sobre a normalização da censura financeira, com bancos decidindo o que é aceitável, o que pode limitar a liberdade criativa dos desenvolvedores.
A Valve não especificou quais processadores de pagamento, bancos ou jogos foram diretamente afetados.
Comentários
Postar um comentário