A Square Enix divulgou os resultados do primeiro trimestre fiscal de 2026 (abril a junho de 2025) e o cenário foi misto. A receita total da companhia caiu 15,2% em relação ao mesmo período do ano passado, somando ¥59,27 bilhões (aprox. US$ 401 milhões). O lucro operacional também recuou 16,8%, ficando em ¥9 bilhões (aprox. US$ 60,9 milhões). Já o lucro líquido despencou mais de 54%, chegando a ¥4,8 bilhões (aprox. US$ 32,5 milhões).
Apesar dos números gerais negativos, o segmento de jogos HD (consoles e PC) teve um salto impressionante no lucro, passando de ¥0,05 bilhão (aprox. US$ 340 mil) para ¥1 bilhão (aprox. US$ 6,76 milhões), um avanço de cerca de 1.900%. Segundo a própria Square Enix, isso aconteceu porque, embora tenha lançado menos jogos de peso, a empresa também teve menos custos para amortizar projetos antigos e gastou menos em marketing.
O setor de MMOs e de jogos para celular apresentou resultados mais modestos. Nos MMOs, tanto vendas quanto lucro caíram em relação ao ano anterior. Já nos títulos mobile, a receita recuou, mas o lucro subiu levemente, favorecido pela diversificação nos métodos de pagamento. No total, o segmento de entretenimento digital, que reúne todas essas frentes, faturou ¥32,9 bilhões (aprox. US$ 222,5 milhões), queda de 25% na comparação com 2024.
Outros setores também sentiram o impacto. Publicações e produtos licenciados venderam menos, e até mesmo o merchandising de personagens icônicos sofreu retração. A exceção ficou por conta do setor de arcades e parques, que cresceu 8,5% em vendas e 19% em lucro, impulsionado pelo aumento no consumo presencial.
A Square Enix manteve sua projeção para o ano fiscal, a ser encerrado em março de 2026, prevendo ¥280 bilhões (aprox. US$ 1,9 bilhão) em vendas e ¥41 bilhões (aprox. US$ 280 milhões) em lucro operacional. O plano de reestruturação “Square Enix Reboots and Awakens”, iniciado no ano passado, segue em andamento e foca em menos lançamentos, mas com maior qualidade e presença multiplataforma.
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