Vídeo vaza supostas especificações do PS6 e do novo portátil da Sony

 




Embora o PlayStation 5 ainda esteja em alta, os olhos da comunidade gamer já se voltam para o futuro da marca: o PS6. E, segundo informação do Moore’s Law Is Dead, perfil que costuma ter acesso a bastante conteúdo de hardware, documentos internos da Sony revelaram detalhes técnicos iniciais tanto do PlayStation 6 quanto de um novo portátil batizado de “Canis”. A empresa estaria mirando um lançamento conjunto para o final de 2027 ou início de 2028.

O vídeo, publicado nesta sexta-feira (1º de agosto), detalha que o PS6 seguiria uma filosofia semelhante à do PS4: em vez de apostar em poder absoluto, a Sony estaria priorizando um preço mais acessível e foco no mercado de massa. O console teria design em chiplet (modular), com até 48 unidades computacionais RDNA 5 a 3GHz, 8 núcleos Zen 6 (ou superior), barramento GDDR7 e retrocompatibilidade com jogos de PS5 e PS4. A performance de rasterização seria até três vezes maior do que a do PS5.

Já o PlayStation Canis, o novo portátil da linha, usaria um chip monolítico em litografia de 3nm e também teria retrocompatibilidade com as gerações mais recentes. Entre os recursos citados estão slot para MicroSD, entrada M.2 para SSD, tela sensível ao toque, vibração háptica e porta USB-C com saída de vídeo. O poder gráfico seria aproximadamente metade do PS5, mas com desempenho de ray tracing superior e vantagem sobre o Xbox Ally X, segundo o canal.

Confira:

Apesar do histórico razoável do Moore’s Law Is Dead, os detalhes ainda devem ser tratados com cautela. Afinal, estamos a anos do suposto lançamento do PS6, e muita coisa até lá pode/deve mudar. Mas os rumores já dão uma ideia da estratégia que a Sony pode estar traçando para sua próxima geração: deixar o seu catálogo de jogos ainda mais acessível, seja com um console de mesa “mais barato”, seja com um portátil para se divertir em qualquer lugar.

Sony e AMD querem inovar com o PS6

A Sony e a AMD estão unindo forças em uma nova iniciativa ambiciosa chamada Project Amethyst, que promete transformar o futuro dos videogames usando inteligência artificial. O projeto, que já havia sido anunciado como uma solução pensada no PS6, teve detalhes revelados por Jack Huynh, executivo da AMD, após um encontro com Mark Cerny, arquiteto do PlayStation.


Fonte

Comentários