Capcom revela números de vendas dos jogos Grand Theft Auto de PS2 no Japão





 GTA é uma franquia de sucesso com milhões de cópias vendidas, mas como será que a franquia se saiu no Japão? Primeiramente é bom explicar que a Capcom fechou um acordo com a Rockstar Games anos atrás para assim publicar os jogos Grand Theft Auto no Japão. Nos anos 2000, a Rockstar ainda não tinha presença forte no Japão e dependia da Capcom para publicar e localizar os jogos de GTA, adaptando-os às leis locais. Hoje, a Take-Two Interactive gerencia isso via sua subsidiária japonesa.

Segundo um achado em documentos da Capcom, foram encontrados dados sobre as vendas no Japão dos jogos Grand Theft Auto da sexta geração (PS2), que ela publicou na época. GTA III foi lançado no Japão em 2003 (dois anos após o lançamento global), vendeu 290.000 cópias. GTA: Vice City chegou  entre maio de 2004 e março de 2005 (também dois anos após o lançamento nos EUA), vendeu 390.000 cópias no Japão.

Por fim, um dos títulos mais icônicos, GTA: San Andreas, lançado no Japão no início de 2007 (bem depois do lançamento em outubro de 2004 em outros lugares), vendeu 430.000 unidades até março de 2007, seguindo a tendência global de superar os antecessores em vendas. GTA III, Vice City e San Andreas foram todos lançados no Japão meses ou até anos após seu lançamento original no Ocidente. Isso se deve ao fato de que a localização de jogos naquela época, especialmente títulos maiores para a época, exigia muito mais tempo e dinheiro.


“Estamos extremamente animados com a oportunidade de trazer Grand Theft Auto 3 ao público japonês de videogames. Nós, da Rockstar Games, temos grande respeito pela apaixonada comunidade gamer do Japão e admiramos sua celebrada história nos videogames. Sempre sentimos que a liberdade, a não linearidade e as mecânicas de jogo exploradas na série Grand Theft Auto possuem um apelo universal que atrairia jogadores em todo o mundo e, claramente, a Capcom compartilha das mesmas crenças. Estamos ansiosos para trabalhar com eles para expandir o alcance global de nossa franquia de maior sucesso.” – Sam Houser, presidente da Rockstar Games, 18 de junho de 2003, via Capcom.

 

A parceria da Capcom com a Rockstar ajudou a criar a franquia Red Dead. O Angel Studios, que fez o port de Resident Evil 2 para Nintendo 64, começou Red Dead Revolver, mas a Capcom saiu do projeto. A Take-Two assumiu, comprou o estúdio, que se tornou a Rockstar San Diego. Embora Red Dead Revolver não tenha sido um grande sucesso, a aposta da Rockstar no estúdio se mostrou certa.


Fonte: Rockstarintel

Comentários