Hideo Kojima revela como a Feira Mundial de Osaka inspirou Metal Gear e Death Stranding






 Hideo Kojima revelou que seus aclamados jogos Metal Gear Solid e Death Stranding só existem graças à sua visita à Feira Mundial de Osaka de 1970. O lendário game designer compartilhou essa reflexão em um ensaio para a revista japonesa an-an, enquanto a atual Exposição Mundial de Osaka 2025 se aproxima do encerramento.

De acordo com Kojima, a experiência de visitar o evento quando criança representou um divisor de águas em sua vida, descrevendo-a como a linha entre “seu A.C. e D.C. pessoais”. O criador explicou que a feira moldou fundamentalmente sua visão de mundo e sua abordagem criativa.

“Experimentei de perto o ‘futuro e a harmonia do mundo'”, afirmou Kojima. “O evento também me mostrou a coexistência de diferentes países, raças, religiões, costumes e histórias. Foi a personificação do ‘passado e futuro’, ‘mundo e harmonia’ em si”, completou o desenvolvedor japonês.


Hideo Kojima


Hideo Kojima é conhecido por incorporar influências culturais diversas em seus jogos. A franquia Metal Gear foi fortemente inspirada em filmes de ação americanos, enquanto títulos como Snatcher apresentam clara inspiração em obras como Blade Runner. Seus jogos mais recentes demonstram sua admiração por estrelas de Hollywood, com Norman Reedus, Mads Mikkelsen e Léa Seydoux estrelando Death Stranding.

Particularmente, Death Stranding aborda a ideia de um mundo totalmente conectado, tema que ganhou ainda mais relevância no contexto pós-pandemia. Essa visão futurista e globalista, segundo Kojima, tem raízes diretas em sua experiência na Feira Mundial de 1970.

“Sem esse evento, minha mentalidade futurista e globalismo nunca teriam se desenvolvido e, como resultado, Metal Gear e Death Stranding não teriam existido”, afirmou o criador em seu ensaio.

O designer também expressou certa decepção com a edição atual da exposição em Osaka, sugerindo que há uma falta de ambição e visão futurista em comparação com o evento de 1970 – embora ele próprio reconheça que ver um evento aos 60 anos provavelmente seja menos deslumbrante do que quando se é criança.


Atualmente, Hideo Kojima trabalha em dois grandes projetos: OD, um jogo de horror em colaboração com o cineasta Jordan Peele, bem como Physint.

Fonte: Automaton 


 

Comentários