O retorno triunfal de Hideo Kojima ao Brasil

Foto por Victor Del' Porto 

O evento brasileiro iniciou sua Nova Fase, slogan desta edição, em um novo espaço, o Distrito Anhembi . E trouxe, pela segunda vez, o prestigiado criador das franquias Metal Gear Solid e Death Stranding. A equipe do TodoWE Brasil marcou presença. 


Hideo Kojima
retornou a Brasil Game Show depois de oito anos. A sua passagem pelo país este ano faz parte da turnê de lançamento de seu jogo mais recente, Death Stranding 2: On The Beach, lançado em junho deste ano. Em 15 de maio o site oficial da Kojima Production citou que Kojima viria para São Paulo em outubro, porém não havia confirmação de data e onde seria, o que ocorreu duas semanas depois em 29 de maio pelo própria BGS.

Desde então, os fãs de jogos do desenvolvedor japonês perguntaram assiduamente nas redes sociais qual seria a programação de Kojima na edição deste ano, provando que a decisão de sua vinda ao Brasil e à feira foi acertada. Porém, o anúncio de sua programação a apenas dois dias do início do evento em conjunto com uma agenda restrita a quatro atividades, sendo apenas um Meet & Greet sem autógrafos, tão esperado e disputado pelos fãs, causou surpresa e tristeza do público nas redes sociais. Mesmo o anúncio de venda de itens oficiais da Kojima Productions não foi suficiente para aliviar a situação, com relatos de que a maioria dos itens foi esgotada ainda no primeiro dia da feira.

No dia 11 Kojima participou da Cerimônia de Abertura, ao lado de Marcelo Tavares, criador da BGS. Além de cortar a faixa para dar início a mais um dia de evento em frente a um grande público, o japonês também foi homenageado com dois bolos realistas feitos por Nubia Moraes: um representando o próprio Hideo Kojima e o outro Sam Porter Bridges, personagem protagonista de Death Stranding interpretado pelo ator norte-americano 
Norman Reedus. Vale lembrar na edição de 2017 ele também foi homenageado pela feira com dois títulos: o Lifetime Achievement Award, consagrando toda a sua vida, e o Wall of Fame, onde eternizou suas mãos na história da BGS.

A agenda de Hideo Kojima ainda contou com uma entrevista coletiva de uma hora restrita a imprensa no início da tarde do sábado. Nos bastidores, ainda houve tempo para que alguns cosplays de Death Stranding conhecessem pessoalmente o criador do jogo.

O ponto mais delicado para os fãs ocorreu ainda no dia 11, quando o público foi surpreendido com as informações extraoficiais que circularam pelo evento, afirmando que o Meet & Greet havia sido limitado a 200 pessoas, com a distribuição das pulseiras que garantiam a participação realizada pela própria equipe de Kojima a partir das seis horas da manhã no local do evento. A situação gerou nova revolta dos fãs, que chegaram a vaiar a feira momentos antes do Meet, agendado para às 17h, ponderando sobre o horário diferenciado da distribuição de pulseiras além da falta de informações claras de como seria o momento. Ainda sim, quando chegou ao espaço dedicado para o encontro dos fãs com as personalidades, o público comemorou diversas vezes sua presença.

 
Momento da chegada de Hideo Kojima ao Meet & Greet. Vídeo por Victor Del' Porto.
 
Público no final da tarde de sábado acompanhando Hideo Kojima. Foto por Victor Del' Porto
 
No domingo, o japonês participou de uma sessão de perguntas e respostas aberto aos fãs no palco principal da BGS, o Monster Energy BGS eSports. Por fim, Kojima encerrou sua participação na feira como jurado de um concurso de cosplay do evento.

TodoWE Brasil testemunhou in loco a paixão dos fãs brasileiros e vindos de outros países da América Latina por Hideo Kojima na BGS 2025, ovacionado várias vezes em todas as suas participações, correspondendo com carinho e simplicidade e causando sem dúvidas as maiores aglomerações desta edição.

Comentários