Sobre o jogo
MIMESIS é um jogo de terror cooperativo para quatro jogadores, em que o objetivo é sobreviver contra monstros de IA que se comportam exatamente como um humano. Ambientado em um mundo transformado por uma chuva misteriosa que faz as pessoas se tornarem “Mimesis” — seres capazes de copiar as vozes e ações dos outros — o jogo coloca os jogadores em situações extremas, nas quais confiança e cooperação são constantemente testadas. A jogabilidade acontece dentro de um bonde, onde os jogadores devem coletar recursos e trabalhar juntos para mantê-lo em funcionamento. No entanto, o medo crescente de que qualquer colega possa secretamente ser uma Mimesis define a tensão em cada partida.
A ReLU Games incorporou um extenso feedback de dois testes beta fechados e de uma demo pública, refinando a IA de Mimesis para o lançamento em Acesso Antecipado. O resultado é um sistema que oferece uma profunda sensação de imersão por meio de uma tensão sutil, equilibrando colaboração e desconfiança.
Filosofia de desenvolvimento de IA e direção de design
MIMESIS começou com uma pergunta simples, mas fundamental: “E se uma IA pudesse imitar perfeitamente um humano?”
A equipe se propôs a criar uma experiência cooperativa guiada não por sustos roteirizados, mas pela tensão psicológica de duvidar dos próprios amigos. Para isso, era necessário criar um NPC que realmente “agisse como um humano”. Os sistemas de IA existentes geralmente seguiam padrões previsíveis, enquanto IAs ultrassofisticadas quebravam a imersão por parecerem perfeitas demais. Por isso, a ReLU Games definiu um objetivo claro: criar uma IA que não fosse mais inteligente do que os humanos — mas que se comportasse naturalmente como um.
A equipe de deep learning da ReLU desenvolveu o modelo do NPC Mimesis internamente, treinando-o com dados reais de jogadores para aprender e reproduzir o comportamento humano natural. Alimentado por uma “mente” de rede neural, o Mimesis processa informações do jogo em tempo real e seleciona ações apropriadas ao contexto, atuando como um espelho perfeito que borra as fronteiras entre jogador e máquina. Diferente dos NPCs convencionais, que operam com base em regras pré-definidas pelos designers, o Mimesis percebe o ambiente com sua própria visão dentro do jogo, toma decisões independentes e até controla diretamente seus movimentos por meio de uma rede neural. Essa abordagem representa um dos raros sistemas de controle de NPCs baseados em deep learning em tempo real na indústria de games — destacando uma nova fronteira para experiências guiadas por IA.
Apesar da ambição técnica, o objetivo final da ReLU Games não é apenas provocar medo, mas celebrar a diversão da cooperação. A equipe equilibrou cuidadosamente a tensão psicológica com momentos de humor e alívio. A direção de arte, descrita como “absurdo refinado”, abraça uma estética de seriedade cômica — criando um tom único e coeso que suaviza o peso do terror sem perder sua intensidade. |
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