Dan Houser reflete sobre o futuro dos games e o foco excessivo no lucro

 




Dan Houser, co-fundador da Rockstar Games e roteirista principal de quase todos os títulos da franquia Grand Theft Auto, exceto o aguardado GTA 6, alertou sobre os perigos do foco excessivo em lucros na indústria de games. Durante participação no programa Sunday Brunch do Canal 4 britânico, o veterano compartilhou suas perspectivas sobre os possíveis caminhos do setor.

“A indústria pode seguir – como todas as coisas – ou para um lugar realmente interessante ou para um lugar que fica excessivamente focado em gerar dinheiro”, afirmou Houser. O criativo por trás de sucessos como GTA e Red Dead Redemption 2 destacou que esse é um risco constante para qualquer forma de arte comercial.

Apesar das preocupações, Dan Houser demonstrou otimismo ao sugerir que ambas as vertentes podem coexistir. “Acho que os dois caminhos vão vencer. Já vimos isso acontecer em espaços dentro da indústria de jogos onde ambos os modelos prosperam simultaneamente”, explicou durante a entrevista.


O comentário do veterano desenvolvedor surge em um momento em que a influência corporativa sobre os games tem sido cada vez mais evidente, especialmente com o aumento de títulos no formato “live service” que funcionam essencialmente como vitrines de microtransações, em detrimento de experiências narrativas mais autorais.

Por outro lado, desenvolvedores independentes continuam lançando jogos aclamados e alcançando sucesso comercial, como comprovam títulos recentes como Hades 2 e Hollow Knight Silksong, que mantêm viva a esperança por experiências narrativas mais ricas e criativas no meio.

 

A saída de Dan Houser da Rockstar em 2020, após mais de duas décadas na empresa, representou uma mudança significativa para o estúdio. Desde então, o criativo fundou o estúdio Absurd Ventures, focado no desenvolvimento de projetos narrativos em diferentes mídias.

Fonte: GamesRadar


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