Dan Houser revela que ninguém botava fé em GTA 3 fora da Rockstar

 




Dan Houser, co-fundador da Rockstar Games e ex-roteirista principal da série Grand Theft Auto, revelou que a equipe de desenvolvimento acreditava no potencial revolucionário do GTA 3 mesmo quando ninguém fora da empresa demonstrava entusiasmo pelo projeto. As declarações foram feitas durante sua participação no programa de televisão britânico Sunday Brunch.

Houser, que deixou a Rockstar em 2020 após duas décadas na empresa, comentou que durante o desenvolvimento do GTA 3 em 2001, a companhia enfrentava sérias dificuldades financeiras. “Acho que toda a equipe sentia que o GTA 3 poderia ser incrível. Havia algo realmente mágico sobre ele”, explicou o veterano.

O desenvolvedor destacou como o projeto começou a ganhar forma com momentos de verdadeira inovação que pareciam representar o futuro dos videogames. “À medida que o jogo começava a tomar forma, ele tinha esses momentos de real inovação e se sentia como o futuro, de certa forma”, relembrou Houser.


Apesar do otimismo interno da equipe, o GTA 3 não despertou grandes expectativas no mercado antes de seu lançamento. Segundo Houser, o cenário mudou completamente após a chegada do jogo às prateleiras em outubro de 2001, pouco depois dos ataques de 11 de setembro. “Até ser lançado, ninguém fora da nossa empresa estava muito animado. Quando finalmente chegou às lojas, as pessoas subitamente ficaram empolgadas”, afirmou.

O entusiasmo pelo GTA 3 não apenas salvou a Rockstar de seus problemas financeiros, mas estabeleceu as bases para que a série Grand Theft Auto se tornasse uma das franquias mais lucrativas e influentes da história dos videogames. 

Desde então, a empolgação dos fãs só aumentou, com expectativas crescentes para o próximo capítulo, GTA 6, previsto para 2026.

Fonte: GamesRadar

Comentários