A Sony revelou planos ambiciosos para integrar tecnologias avançadas de inteligência artificial no PlayStation 6, incluindo suporte nativo para modelos de linguagem grandes (LLMs) como os que alimentam ChatGPT e Gemini. Mark Cerny, arquiteto-chefe do PlayStation, detalhou em entrevista à Digital Foundry como a próxima geração do console será desenhada para trabalhar com uma ampla gama de modelos de IA que poderão transformar a experiência de jogo.
“Existem muitos tipos de aprendizado de máquina, e por isso serão necessárias múltiplas ferramentas”, afirmou Cerny. A arquitetura do novo console permitirá que jogos incorporem IA avançada para criar diálogos mais naturais com NPCs, comportamentos mais complexos e mundos de jogo significativamente mais reativos às ações dos jogadores.
Cerny também indicou uma mudança significativa na estratégia de desenvolvimento: “Antes criávamos tecnologias personalizadas apenas para o PlayStation, mas agora com o Project Amethyst estamos apostando no desenvolvimento conjunto com a AMD. Essa mudança terá um impacto muito grande, porque quando os desenvolvedores podem criar suas tecnologias com a compreensão de que elas funcionarão em várias plataformas — como desktops, laptops, consoles etc.”
Esta evolução tecnológica faz parte do Project Amethyst, uma iniciativa conjunta entre Sony e AMD. Enquanto a AMD lidera o desenvolvimento do hardware especializado, a Sony contribui com sua expertise em pesquisa e desenvolvimento de aprendizado de máquina, mantendo a parceria estratégica que já existe nas gerações atuais de consoles.
O PlayStation 6 introduzirá três inovações técnicas inéditas nas consolas Sony: Neural Arrays, que gerenciarão unidades de computação dedicadas às tarefas de machine learning; Radiance Cores, similares aos núcleos RT da NVIDIA para ray tracing; e Universal Compression, que otimizará a largura de banda da memória gráfica, potencialmente trabalhando em conjunto com técnicas de escalonamento baseadas em redes neurais.
Fonte: Vandal
Comentários
Postar um comentário