Microsoft teve que provar à Rockstar que o Xbox não seria um fracasso para receber GTA, revela ex-executivo
A presença de Grand Theft Auto no ecossistema Xbox hoje parece algo natural, especialmente com GTA 6 confirmado para chegar simultaneamente ao PS5 e Xbox Series S|X no ano que vem. Mas nem sempre foi assim. Segundo o ex-executivo Peter Moore, a Microsoft teve de trabalhar duro para convencer a Rockstar de que apostar no Xbox valeria a pena.
Em entrevista ao Eurogamer, durante uma série especial sobre os 20 anos do Xbox 360, Moore, que comandou marketing e operações da divisão Xbox, relembrou as negociações para trazer a franquia. Ele explica que, naquele período, GTA era praticamente sinônimo de PlayStation, já que GTA 3 e Vice City chegaram antes e com exclusividade temporária aos consoles da Sony.
A virada veio com GTA 4, o primeiro título da franquia a ser lançado no mesmo dia para Xbox 360 e PlayStation 3. O acordo foi tão importante que Moore chegou a tatuar a data de lançamento no braço como parte da campanha. Segundo o ex-executivo, a Microsoft sabia que precisava do peso da franquia.
O processo envolveu negociações extensas e até discussões sobre possíveis conteúdos exclusivos para o Xbox 360, mesmo que pequenos, como mapas extras ou easter eggs, mas havia um obstáculo maior que o financeiro: a confiança da Rockstar. Moore afirma que o estúdio tinha receio de investir tempo e equipe em um console que ainda precisava provar seu valor.
“Dinheiro é importante, mas eles precisavam acreditar que realocar recursos de desenvolvimento para os kits do Xbox não seria desperdício caso o console acabasse fracassando”, explica Moore. “Você pode ser pago para cobrir todos os custos, mas, se o console não vender, isso vira um custo de oportunidade para o estúdio, tempo e esforço que poderiam estar em uma plataforma que realmente venderia.”
A aposta acabou funcionando. Rockstar e a controladora Take-Two decidiram apoiar a plataforma, e o movimento abriu caminho para que a franquia se tornasse parte essencial do catálogo Xbox, uma parceria que segue forte até hoje.
Fonte: GamesRadar
Comentários
Postar um comentário