Por que não há motos em GTA III? Rockstar criou uma explicação mirabolante dentro do universo do jogo
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Atualmente, motos em GTA são algo comum, estando disponíveis em todos os jogos recentes da franquia. No entanto, quando a série fez sua grande mudança para o 3D com GTA III, esse veículo de duas rodas estava ausente.
Embora o motivo no mundo real seja as limitações da época, a Rockstar criou uma narrativa dentro do universo para explicar essa ausência notável.
A ausência de motos possui explicação narrativa
Com o lançamento de Grand Theft Auto: Liberty City Stories para PSP, um jogo que se passava alguns anos antes de GTA III, a Rockstar deu um motivo narrativo para a ausência de motos, explicando o fato através do manual do jogo.
No manual, existe uma seção que é apresentada como se fosse um jornal de Liberty City, trazendo as mais novas notícias que estão rolando na cidade. Em uma das reportagens, intitulada “Motos matam crianças e devem ser banidas”, um jornalista critica abertamente as motos e pede que os veículos sejam proibidos nas ruas da cidade.
O artigo ainda cita que os recentes protestos conseguiram banir as bicicletas das ruas da cidade e que agora o próximo alvo são as motos: “Pessoas em motocicletas estão tentando matar todos nós, então dizemos que é hora de revidar.”
O jornal fictício ainda traz um pedaço de lore bastante interessante, afirmando que o protesto está recebendo doações de Maibatsu, uma fabricante de automóveis dentro do universo GTA. Isso mostra que há interesses financeiros em remover as motos da cidade.
O que isso significa para a história? Que os protestos foram bem sucedidos e o banimento das motos acabou entrando em ação até o ano em que GTA III se passa.

Limitações da época não permitiram motos
Embora a Rockstar tenha dado um motivo dentro do universo para a ausência das motos, fora do jogo a explicação é mais simples: as limitações que o estúdio enfrentava na época.
A modelagem de Claude complicava o uso de motos, já que era difícil para a equipe criar animações de dirigir uma moto para o personagem. A engine de física usada no jogo, RenderWare, também tornava difícil adaptar os veículos de duas rodas, não conseguindo lidar corretamente com a física combinada entre veículo e personagem. A dificuldade de adaptar motos para jogos, até mesmo hoje em dia, é algo que já discutimos anteriormente.
Restos de código para motos chegaram a ser encontrados nos arquivos do jogo, embora em estado bem inicial, o que significa que a Rockstar chegou a tentar implementar o veículo, mas acabou desistindo da ideia.
Ainda assim, é curioso o fato da a empresa ter, ao menos, tentado dar uma justificativa para a ausência de motos em GTA III.
Fonte: Meristation
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