Por que não há motos em GTA III? Rockstar criou uma explicação mirabolante dentro do universo do jogo

 



Atualmente, motos em GTA são algo comum, estando disponíveis em todos os jogos recentes da franquia. No entanto, quando a série fez sua grande mudança para o 3D com GTA III, esse veículo de duas rodas estava ausente.

Embora o motivo no mundo real seja as limitações da época, a Rockstar criou uma narrativa dentro do universo para explicar essa ausência notável.

A ausência de motos possui explicação narrativa

Com o lançamento de Grand Theft Auto: Liberty City Stories para PSP, um jogo que se passava alguns anos antes de GTA III, a Rockstar deu um motivo narrativo para a ausência de motos, explicando o fato através do manual do jogo.

No manual, existe uma seção que é apresentada como se fosse um jornal de Liberty City, trazendo as mais novas notícias que estão rolando na cidade. Em uma das reportagens, intitulada “Motos matam crianças e devem ser banidas”, um jornalista critica abertamente as motos e pede que os veículos sejam proibidos nas ruas da cidade.

O artigo ainda cita que os recentes protestos conseguiram banir as bicicletas das ruas da cidade e que agora o próximo alvo são as motos: “Pessoas em motocicletas estão tentando matar todos nós, então dizemos que é hora de revidar.”

O jornal fictício ainda traz um pedaço de lore bastante interessante, afirmando que o protesto está recebendo doações de Maibatsu, uma fabricante de automóveis dentro do universo GTA. Isso mostra que há interesses financeiros em remover as motos da cidade.

O que isso significa para a história? Que os protestos foram bem sucedidos e o banimento das motos acabou entrando em ação até o ano em que GTA III se passa.

Captura de tela 2025 11 25 110328

Limitações da época não permitiram motos

Embora a Rockstar tenha dado um motivo dentro do universo para a ausência das motos, fora do jogo a explicação é mais simples: as limitações que o estúdio enfrentava na época.

A modelagem de Claude complicava o uso de motos, já que era difícil  para a equipe criar animações de dirigir uma  moto para o personagem. A engine de física usada no jogo, RenderWare, também tornava difícil adaptar os veículos de duas rodas, não conseguindo lidar corretamente com a física combinada entre veículo e personagem. A dificuldade de adaptar motos para jogos, até mesmo hoje em dia, é algo que já discutimos anteriormente.

Restos de código para motos chegaram a ser encontrados nos arquivos do jogo, embora em estado bem inicial, o que significa que a Rockstar chegou a tentar implementar o veículo, mas acabou desistindo da ideia.

Ainda assim, é curioso o fato da a empresa ter, ao menos, tentado dar uma justificativa para a ausência de motos em GTA III.

Fonte: Meristation

Comentários